Confira os sintomas da misteriosa síndrome da boca ardente - Existe tratamento?

De origem desconhecida, esse quadro costuma causar dor e queimação na cavidade oral. Investigamos o que se sabe sobre ele - Existe tratamento?

Slide 5 de 5

Existe tratamento?

Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Como a causa do problema é desconhecida, não há um caminho específico a seguir em termos de tratamento. No entanto, compensa muito buscar ajuda. “Normalmente, todo médico otorrinolaringologista está apto a fazer esse atendimento. Porém, há a área da estomatologia, que é a mais especializada”, ensina Maura.

Segundo ela, o primeiro passo é avaliar o paciente globalmente, investigando, por exemplo, alterações nos níveis de vitaminas e minerais, doenças endocrinológicas e reumatológicas, uso de remédios e até câncer. Uma questão fundamental aqui é a presença de distúrbios psicológicos. “Eles estão presentes em 85% dos pacientes com síndrome da boca ardente”, revela a médica. Falamos de ansiedade, depressão, insônia e hipocondria.

“O exame físico também é fundamental para excluir infecções e outros problemas bucais que possam gerar esses sintomas”, completa a otorrino. Se necessário, o médico ainda pode solicitar exames de imagem. “Vale sempre a tentativa para achar algo que possa aliviar o problema. É muito ruim viver permanentemente com dor”, finaliza a médica.

Carregue mais
Tópicos
SEÇÕES