Eventualmente, pessoas sofrem com crises alérgicas, principalmente nas estações mais frias do ano. Porém, a maioria não sabe que esses problemas podem ser evitados, ou minimizados, com a ajuda de alguns alimentos. É, no entanto, muito possível que ao apostar em certos alimentos, consiga atenuar os sintomas, diz Sarah Hastings, especialista em vitaminas, ao jornal Mirror.
A especialista fez uma lista com cinco alimentos, entre eles encontra beterrabas, cenouras e outros vegetais de raiz. Combatem a inflamação e, consequentemente, reduzem os sintomas, o mesmo se aplica ao gengibre, couve 'kale', salmão e outros peixes ricos em ómega-3. Também os citrinos, nomeadamente, laranjas, limões, toranjas e limas são ricos em vitaminas e minerais saudáveis, que ajudam a aliviar os sintomas destas alergias.
Se você quer ficar livre das crises alérgicas, por exemplo, inclua em sua rotina alimentos saudáveis que contém agentes antioxidantes. Esses nutrientes inegavelmente promovem o fortalecimento do sistema imunológico, contribuindo contra a ação dos radicais livres. Veja uma lista de alimentos para crises de alergia:
1. Cebola
Muito usada como tempero, a cebola contém uma substância importante no combate a alergia, a quercetina. Consumir cebolas ajuda a desativar a histamina, que é, sobretudo, uma substância liberada pelo organismo quando este desenvolve reação alérgica.
2. Couve
As couves, como couve flor, couve manteiga e outras, contêm agentes protetores que atuam contra as crises alérgicas. Cada uma delas são principalmente ricas em carotenóides, que ajudam a proteger o organismo deixando-o mais forte.
3. Abacate
Conforme a Tabela Brasileira de Composição dos Alimentos (TACO) o abacate é rico em cálcio, um mineral muito importante no tratamento natural de alergias. Além disso, contém vitamina C, que fortalece o sistema imunológico, olhos, pele e coração. Também possui vitamina B5, que ajuda no combate a alergias.
4. Brócolis
O brócolis é rico em vitamina C, que ajuda a fortalecer o organismo e a defendê-lo dos radicais livres. Além disso, possui carotenóides, que protegem o organismo.
5. Laranja
A laranja possui poderosos agentes antioxidantes por ser rica em vitamina C. Esta, por sua vez, combate os radicais livres e sendo eficaz contra todos os tipos de germes.
6. Salsa
Também conhecida como salsinha, o consumo regular inibe a histamina do organismo. Ela é rica em vitamina C e também possui propriedades antibacterianas.
7. Maçã
A fruta contém quercetina, um flavonóide com propriedades anti-inflamatórias que age como um anti-histamínico natural. A quercetina barra a liberação de histamínicos pelas células imunológicas, o que causa reações alérgicas.
8. Farelo de trigo
Ele é rico em magnésio e atua como broncodilatador, ajudando a função pulmonar em relação aos efeitos anti-histamínicos.
9. Alho
Você já deve ter ouvido que o alho é muito bom para combater gripes e resfriados, porém, ele ajuda a evitar crises alérgicas. Isso ocorre porque ele contém quercetina, um dos agentes anti-histamínico que protege o organismo.
10. Batata
Contém beta-caroteno em grande concentração, além de vitamina B6, magnésio e potássio, estes ajudam o corpo a combater inflamações. Também contém proteínas com propriedades antioxidantes. Além disso, as batatas contêm vitamina C, responsável em fortalecer o sistema imunológico e por reduzir a produção de histamina.