Conheça 4 sinais do fígado gorduroso que passam despercebidos

Estima-se que 20 a 30% da população adulta tenha algum grau de esteatose hepática, segundo o Ministério da Saúde

15% da população brasileira irá desenvolver um quadro mais sério de inflamação do fígado (hepatite), a esteato-hepatite | Reprodução: Freepik
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Você sabia que o fígado gorduroso não causa dor ou sintomas claros em seu estágio inicial? Esse é o motivo para problemas hepáticos muitas vezes passarem totalmente despercebidos por um longo período de tempo. A esteatose hepática, popularmente conhecida como gordura no fígado, é um problema de saúde que acontece quando as células do fígado são infiltradas por células de gordura.

Gordura no fígado é algo comum, no entanto, quando este índice chega a 5% ou mais, o quadro necessita de tratamento. Caso não seja tratada corretamente, a condição pode provocar, a médio e longo prazo, uma inflamação capaz de evoluir para quadros mais graves de hepatite gordurosa, cirrose hepática e até câncer no fígado.

De acordo com o Ministério da Saúde, estima-se que 20 a 30% da população adulta tenha algum grau de esteatose hepática e, para piorar, 15% irão desenvolver um quadro mais sério de inflamação do fígado (hepatite), a esteato-hepatite.

Sinais de fígado gorduroso

  • Sensação de pressão na parte superior do abdômen

Nos estágios iniciais, o fígado gorduroso é quase imperceptível. No entanto, se o órgão incha, as terminações nervosas da cobertura externa do fígado causam dor na parte superior direita do abdômen.

  • Perda de apetite e alterações de peso

Uma dieta pobre com muitos doces, produtos processados, fast food e carboidratos em combinação com a falta de exercício são consideradas as principais causas de esteatose hepática (gordura no fígado). Menos conhecido é o fato de que dietas com baixo teor de proteínas, jejum rigoroso ou perda de peso muito rápida podem causar fígado gorduroso (isso é conhecido como deficiência de fígado gorduroso). Nesse caso, náuseas e perda de apetite são possíveis sintomas.

  • Cansaço e fadiga

Distúrbios do sono, fadiga, falta de motivação ou problemas de concentração não indicam diretamente doença hepática. Esses sintomas também ocorrem com muitas outras doenças. No entanto, a fadiga é um dos sintomas mais comuns de gordura no fígado. Pra ter certeza são necessários exames que confirmem a ligação.

  • Avisos intestinais

Quando a saúde do fígado está em risco, o estômago e os intestinos podem fornecer pistas iniciais. Por exemplo, sensação de pressão e plenitude, flatulência e dor de estômago são sintomas típicos.

Tratamento

O tratamento envolve uma série de recursos assim chamados não farmacológicos, que visam modificar o estilo de vida da pessoa, tais como uma dieta alimentar para controlar o peso e a ingestão excessiva de gorduras e carboidratos, a prática de atividade física, a educação alimentar, etc. Há também medicamentos que são frequentemente prescritos juntamente com as medidas de mudança do estilo de vida. Atualmente, existem vários estudos com medicamentos específicos em desenvolvimento para a doença.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES