Conheça a hipertrofia e como ganhar massa muscular de maneira mais rápida

O educador físico Guilherme Almeida e Leme destaca a importância de hipertrofiar sem pressa para conquistar músculos volumosos e definidos

Métodos eficientes são ideais para o ganho de massa muscular | Ocean Drop
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Ganhar massa muscular exige uma combinação de exercícios físicos e uma alimentação rica em proteínas. Saber com exatidão como alcançar esse ganho e uma boa saúde corporal volumosa, é a dúvida de muitas pessoas que tem como objetivo hipertrofiar. O educador físico Guilherme Almeida e Leme explica que a pressa para conquistar o famoso “shape’’ sem seguir as orientações adequadas, não leva o praticante a resultados significativos. 

O que é? Antes de tudo, vale explicar que hipertrofia é o crescimento das células do corpo, o que leva a um aumento do tecido formado por elas. No caso da hipertrofia muscular, a mais almejada por quem pratica atividades físicas com frequência, obviamente, o tecido envolvido é o músculo. 

"Ganhar massa muscular é um processo crônico, ou seja, é um ajuste muscular que leva tempo para acontecer. Para que a massa muscular aumente de forma significativa é preciso que o treinamento, a alimentação e o descanso estejam muito bem regulados e adequados para este objetivo", afirma Guilherme Almeida e Leme, em entrevista ao Sport Life.

Adaptação. Além disso, Guilherme também destaca a importância da conexão neural no treino da musculação, ou seja, onde o praticante de atividade física precisa aprender e adaptar seu corpo aos estímulos realizados durante o treino. O que leva tempo e paciência. Sem falar que cada corpo é um corpo e cada metabolismo age diferente, levando algumas pessoas a responderem com facilidade e outras não. Portanto, a pressa para ganhar massa muscular mais rápido tende a ser uma tarefa difícil. 

"Para que o seu organismo responda de forma eficaz aumentando de forma importante o tamanho muscular, leva-se pelo menos de oito a 12 semanas. Sendo que essa resposta é totalmente individual", adverte. 

Ganho de massa muscular de forma correta gera bons resultados. Foto: Reprodução/ Clubfit Academia

O que fazer? Dessa maneira, o que não se deve esquecer é a manutenção de uma boa frequência nos treinos. Se exercitar com a intensidade e o volume corretos para promover hipertrofia, ajuste na alimentação para essa meta e descansar regularmente.

Acompanhamento profissional. Para garantir que o treino e a alimentação estejam alinhados, minimizando riscos como câimbras e preservando o funcionamento adequado do organismo, é fundamental contar com o acompanhamento de um profissional de educação física qualificado e de um nutricionista.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES