Conheça os sinais que acendem alerta para problemas renais

Por ser silenciosa, a doença renal merece atenção nos primeiros sinais

É preciso ficar atento a alguns sinais de problema renal | Reprodução/Internet
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Os rins têm múltiplas funções e todas elas são fundamentais para o organismo funcionar plenamente. No entanto, muitas vezes eles não recebem os cuidados necessários para evitar problemas e doenças renais. Isso faz com quem estes problemas sejam descobertos em fases já avançadas, o que diminui as possibilidades de tratamento.

Segundo o Ministério da Saúde, a principal função do rim é remover os resíduos e o excesso de água do organismo. A Doença Crônica Renal leva a uma redução dessa capacidade, por pelo menos três meses. Ela costuma avançar de maneira progressiva e irreversível e tem a possibilidade de evoluir para terapia renal substitutiva: hemodiálise, diálise peritoneal ou transplante.

Segundo dados da organização internacional World Kidney Day, 10% da população mundial sofre com doença renal crônica. Já no Brasil, os números da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN),  mostram que a quantidade de pessoas acometidas pela DRC é crescente e mais de 140 mil já realizam diálise no Brasil.

O nefrologista Bruno Graçaplena explica que alguns exames podem ser realizados para que se chegue a um diagnóstico precoce de problema renal. “O paciente deve realizar anualmente o exame de creatinina, caso tenha comorbidades como hipertensão e diabetes, esse exame deve ser repetido com mais frequência”, destaca. A creatinina é originada da creatina e é filtrada e eliminada pelos rins. Ao medir as taxas dessa substância no sangue avalia-se a saúde renal de um paciente. Pessoas que sofrem de problema nos rins apresentarão níveis elevados de creatinina.

Sintomas de problemas renais

O diabetes, a hipertensão, as doenças cardiovasculares e o tabagismo são alguns dos fatores que podem levar  à insuficiência renal crônica. No entanto, os sintomas nem sempre surgem na fase inicial da doença, por isso é importante estar atento a alguns sinais do corpo, que podem ser um alerta. “Hipertensão de início recente ou súbito e alterações do fluxo urinário, assim como inchaço nos membros inferiores e no rosto são sinais de algo pode estar errado com os rins”, complementa Graçaplena.

Outros sintomas que é preciso ficar atento são alteração na cor e no cheiro da urina; insônia; presença de espuma na urina; falta de apetite; sabor metálico na boca; fadiga e pressão na barriga no ato de urinar. Ao manter os níveis de creatinina adequados você ajuda deixar seus rins saudáveis, por isso é importante reduzir o consumo de sal, se atentar ao peso, praticar exercícios, monitorar a pressão arterial, evitar medicamentos sem prescrição médica e beber muita água.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES