Consumir cerca de oito morangos diariamente pode trazer benefícios cardiometabólicas, foi o que mostrou um estudo recente realizado por estudiosos em Tampa, nos Estados Unidos. Segundo a investigação apresentada no 9º Simpósio dos Benefícios das Berries à Saúde, isso se explica devido ao fato de o consumo periódico de morangos estar comprovadamente associado à saúde do nosso coração.
De acordo com as evidências científicas, não consumir frutas na quantidade adequada é um dos três principais fatores que leva ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares e diabetes. Para resolver esse problema, é essencial que que se fique atento tanto à quantidade quanto à variedade de frutas na alimentação diária.
Por que a fruta atua na saúde do coração?
Para comprovar os benefícios do morango para a saúde do coração, os pesquisadores desenvolveram um estudo com base na observação de 33 adultos com obesidade. Durante o estudo, os participantes consumiram aproximadamente duas xícaras e meia de morangos todo os dias. Isso fez com quem se diminuísse de forma considerável a resistência dos participantes à insulina. Foi percebido ainda um aumento no tamanho das partículas de “colesterol bom”, quando comparado ao grupo que não consumia a fruta.
“Nosso estudo dá suporte à hipótese de que a ingestão de morangos pode diminuir os riscos cardiometabólicos”, afirmou a autora principal da pesquisa, Arpita Basu. “Acreditamos, a partir desta evidência, que o morango pode desempenhar um papel vital em uma abordagem de ‘alimento como remédio’ para a prevenção de diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares em adultos”, completou.
Valor nutricional
Além disso, os pesquisadores destacaram ainda o valor nutricional dos morangos. A fruta é uma fonte diária importante de vitamina C, além de outros nutrientes e compostos bioativos que são essenciais à saúde. Essa é uma fruta deliciosa e muito versátil, podendo ser facilmente introduzida em variadas refeições diárias.
Benefícios do morango
O morango é uma fruta que tem atuação direta na diminuição do colesterol total e do “colesterol ruim”. Além disso, a fruta leva ao incremento do relaxamento vascular e de sua elasticidade, reduz a inflamação, o estresse oxidativo e a resistência à insulina. Um estudo realizado no Instituto de Tecnologia de Illinois, nos Estados Unidos, analisou 34 adultos com hipercolesterolemia moderada e teve como resultado uma melhora importante da função vascular, em cerca de uma hora depois do consumo de morangos.