Consumir ovo pode aumentar o colesterol? Especialista explica

Após um estudo, foi revelado que cerca de 27,4% das crianças e adolescentes brasileiros têm alto nível de colesterol

Ovos | Reprodução/Internet
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Cuidar da alimentação é ideal para uma vida mais saudável. E, nesse sentido, uma das questões que merecem muito cuidado é o colesterol. Desde a introdução alimentar, muitas comidas ricas nele podem acabar trazendo problemas de saúde no futuro.

Após um estudo realizado pela Escola de Enfermagem da UFMG, foi revelado que cerca de 27,4% das crianças e adolescentes brasileiros têm alto nível de colesterol. Isso só mostra como é realmente importante ter atenção à alimentação que você e a sua família tem.

No entanto, o colesterol nem sempre é ruim, sendo inclusive bom para o funcionamento das células do cérebro; nervos; músculos; pele e fígado. Isso sem contar que atua na produção de alguns hormônios e vitaminas. O problema ocorre quando há um excesso do conhecido colesterol ruim (LDL) em um paciente que possui inflamação das artérias, o que aumenta o risco de infarto e acidente vascular cerebral.

OVO AUMENTA COLESTEROL?

Em entrevista ao Terra Você, a médica nutróloga Dra. Ellen Durães, explicou que o ovo é um alimento que, de fato, possui alto teor de colesterol, mas nem por isso é um vilão.

"Realmente, pode aumentar valores de LDL (colesterol ruim) e HDL (colesterol bom). No entanto, esse aumento não costuma ser significativo e também não significa que aumentará o risco de doenças cardiovasculares", pontua.

 BENEFÍCIOS DO OVO 

1- Aumenta a massa muscular: o ovo é rico em proteínas, que fornecem energia para o organismo, além de ter boas quantidades de ferro e vitaminas do complexo B, que melhoram a oxigenação e o transporte de nutrientes no organismo, promovendo o ganho de massa muscular. 

2- Ajuda na perda de peso: por ser rico em proteínas, o ovo ajuda a prolongar a sensação de saciedade, reduzindo a vontade de comer ao longo do dia e auxiliando na perda de peso.

O ovo não contém carboidratos e, por isso, é uma ótima opção para incluir em uma dieta low carb, um estilo de alimentação onde se diminui o consumo de carboidratos, promovendo o emagrecimento. 

3- Fortalece o sistema imunológico: o ovo é rico em vitamina A, vitamina E e carotenoides, como a luteína e zeaxantina, nutrientes com propriedades antioxidantes, que melhoram as funções das células e fortalecem o sistema imunológico, ajudando na prevenção de problemas como câncer e doenças cardiovasculares.

4- Mantém a saúde da pele: o ovo tem ótimas quantidades de selênio e zinco, minerais que melhoram a absorção de colágeno, mantendo a pele firme e hidratada.

Além disso, o ovo contém vitamina A, vitamina E e carotenoides, como a luteína e zeaxantina, que atuam como antioxidantes combatendo o excesso de radicais livres e prevenindo a formação de rugas e a flacidez.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES