Comer uvas pode trazer benefícios para a pele, um deles é fornecer proteção surpreendente contra os raios ultravioleta. Estes raios causam queimaduras solares e podem até levar ao desenvolvimento de câncer de pele.
De acordo com pesquisa, divulgada no dia 5 de fevereiro de 2021, feita pela Universidade do Alabama e publicada no Journal of the American Academy of Dermatology, os polifenóis, componentes naturais encontrados na fruta, são provavelmente a razão para este benefício.
Comer uvas pode prevenir câncer de pele
Para chegar à conclusão, os cientistas orientaram os participantes a consumir pó de uva integral, em quantidade equivalente à ingestão de duas xícaras e um quarto da fruta fresca diariamente.
Antes e depois das duas semanas em que o pó foi consumido, os pesquisadores usaram luz ultravioleta para determinar a dose de radiação necessária para causar vermelhidão visível 24 horas depois.
Ao realizar a comparação, foi descoberto que depois de consumir o pó de uva por duas semanas, os participantes demonstraram maior resistência aos danos dos raios UV e exigiram mais exposição aos raios prejudiciais antes que uma queimadura solar pudesse aparecer.
Biópsias de pele também foram feitas nos voluntários e mostraram que o pó de uva pode ter resultado em marcadores inflamatórios mais baixos, menor morte de células da pele e menor dano ao DNA.
Os resultados do trabalho científico indicam, portanto, que adicionar uvas à dieta pode ser uma maneira simples e eficaz de reduzir os danos e diminuir assim os riscos de desenvolver câncer de pele.