Cortar o cabelo é um passo importante para manter os fios saudáveis e com boa aparência. No entanto, ainda existem muitos questionamentos sobre o que fazer para manter a saúde capilar, como a frequência dos cortes e se o cabelo cresce mais quando cortado. Por isso, você verá a seguir mitos e verdades sobre como cuidar dos fios.
A dermatologista e tricologista Ethel Nunes de Sousa Fernandes, afirma que a frequência dos cortes deve ser avaliada de acordo com os danos sofridos pelos fios.
“Se a pessoa faz química ou usa ferramentas térmicas com frequência, será necessário cortar ou aparar as pontas mais vezes. Isso ajuda a eliminar as áreas danificadas e a preservar o restante do cabelo saudável”, explica a especialista.
CORTE E REDUÇÃO DE QUEDA
A especialista também explica que o principal fator que determina a velocidade de crescimento e o comprimento máximo do cabelo é a genética. “Embora condições como doenças ou alterações metabólicas possam desacelerar o crescimento, cortar o cabelo não afeta diretamente esse processo”, ensina.
Além disso, não há relação entre o corte e a redução da queda. Ethel explica que os fios caem conforme o ciclo capilar e a genética de cada pessoa. Independente de lavar ou cortar, isso não faz diferença no ritmo de queda.
QUANDO O CABELO PRECISA SER CORTADO
De acordo com as especialistas, alguns sinais indicam que é hora de remover as pontas ou até reduzir o comprimento. A dermatologista Ethel Nunes, explica que cabelos com pontas duplas, ressecamento persistente mesmo após hidratações frequentes e maior dificuldade para desembaraçar são indicativos claros.
5 CUIDADOS PARA MANTER A SAÚDE DO CABELO
- Evite o excesso de químicas
- Minimize o atrito
- Invista em hidratação
- Proteja os fios contra o calor
- Boa alimentação