Nick Wirth costumava projetar carros de corrida de Fórmula 1 e agora aconselha supermercados e empresas de processamento de alimentos sobre como gerenciar o fluxo de ar para manter as pessoas seguras.
Ele demonstra preocupação com o fato de que, se alguém sentado ao lado de uma janela aberta estiver infectado com o coronavírus, poderá espalhá-lo para outras pessoas que estejam a favor do vento.
"Se você abrir uma janela, para onde vai o ar?", pergunta ele. "Não queremos pessoas na linha direta desse fluxo de ar".
"Mais ar fresco em geral é melhor, mas se estiver fluindo horizontalmente e cheio de vírus, pode ter consequências indesejadas."
A professora Noakes concorda com o argumento, mas ressalva que os benefícios de muito ar fresco diluindo o vírus superam quaisquer riscos.
Uma janela aberta pode fazer com que mais pessoas entrem em contato com o vírus, mas em quantidades menores e menos arriscadas, na opinião dela.
Não é surpresa que haja divergências - estamos sempre aprendendo algo novo sobre o coronavírus. Mas o ar que respiramos deve fazer parte de qualquer esforço para tornar os edifícios mais seguros.