Cuscuz para emagrecer? Nutricionista explica benefícios e como consumir

O cuscuz é originário da África e se tornou bastante popular no Brasil, sobretudo na região Nordeste

O cuscuz pode ser uma boa opção de alimento para quem quer emagrecer | Foto: Reprodução/Internet
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O cuscuz é um prato originário do norte da África e chegou ao Brasil ainda no período colonial. Hoje é uma iguaria bastante popular, sobretudo na região Nordeste do país. A versão mais tradicional dessa comida é feita com farinha de milho. É comum que se misture a outros ingredientes para potencializar o sabor, como ovos, carne seca, coco, dentre outros.

No entanto, existem algumas dúvidas quanto à inclusão desse alimento na rotina alimentar de quem quer emagrecer. Nesse caso, o segredo é escolher bem os acompanhamentos. Nesse caso, o cuscuz pode fazer parte tanto da dieta de quem quer emagrecer como de quem quer ganhar massa muscular, só é preciso saber dosar a quantidade.

“O cuscuz pode fazer parte de uma dieta para emagrecer, porém com quantidade controlada. Por ser feito de milho, não contém glúten, sendo assim uma boa alternativa para substituir pães e bolos. Por outro lado, o milho contém alta quantidade de carboidrato pela base ser amido e de alto índice glicêmico, ou seja, um carboidrato de rápida digestão. Deve ser usado na alimentação de forma estratégica como fonte de energia”, afirma, em entrevista para o Sport Life, a nutricionista do Instituto Nutrindo Ideais, Leticia Carbinatti.

Acompanhamentos

A nutricionista explica que o cuscuz não oferece um aporte de vitaminas, proteínas e minerais e, por isso, a escolha dos acompanhamento é importante. O ideal, segundo a profissional, é escolher sempre uma fonte proteica, como peixes, ovos, frango, hummus, carne e tofu. “Se o objetivo é emagrecer e considerar uma dieta de 1500 kcal, o recomendado é consumir até duas vezes na semana. Uma porção de 30g (hidratado) acompanhado de uma fonte proteica, por exemplo: dois ovos e alguma semente para lentificar o processo de digestão, como chia e semente de girassol”, indica Carbinatti.

Letícia chama atenção ainda para a quantidade que deve ser ingerida, para garantir que a quantidade de calorias esteja de acordo com seus objetivos. “Em 50g de cuscuz desidratado, há 38g de carboidrato, 4g proteína, 2g fibra, 0,5g de gordura e 170 kcal. Já ele hidratado, o seu peso sobe para 150g, porque adiciona água, o que diminui a quantidade de carboidrato por porção. É preciso conferir no que a tabela nutricional se refere”, orienta a nutricionista.

Cuscuz no café da manhã, almoço ou jantar?

O horário que você deve consumir cuscuz em uma dieta de emagrecimento vai depender da sua rotina, horário de treino e demais afazeres. “Considerando o emagrecimento como foco, o café da manhã é a primeira refeição depois de um período em jejum. Portanto, não é recomendado comer o cuscuz nessa hora por ser de alto índice glicêmico, causando um pico de insulina e conversão rápida de açúcar no sangue. Por consequência, nessa situação acontece com mais facilidade o ganho de peso. Recomendaria nessa situação consumir o cuscuz como acompanhamento do almoço, substituindo o arroz, macarrão ou no lanche da tarde acompanhado de um frango desfiado”, indica.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES