Um novo estudo publicado pela revista Scientific Reports associou a falta de hábito de higiene pessoal e um eventual risco de doenças cardiovasculares, como o Acidente Vascular Cerebral (AVC). A pesquisa se baseou em avaliar a importância do cuidado oral em pacientes com cânceres malignos, bem como doenças respiratórias, gastrointestinais e cardiovasculares.
Os resultados mostraram que a má higienização bucal pode estar associada a doenças causadas por diagnósticos de periodontite e outras patologias. Os relatórios, no entanto, não exploraram a relação entre o tempo de escovação e doenças sistêmicas, incluindo doenças cardiovasculares. A análise do estudo foi realizada durante dois anos e onde mezes, observando 1.675 participantes, que foram divididos quatro grupos:
- Grupo 1 – relatou escovar os dentes duas vezes ao dia, uma vez ao acordar e outra à noite.
- Grupo 2 – relatou escovar os dentes apenas uma vez à noite.
- Grupo 3 – relatou escovar os dentes somente ao acordar.
- Grupo 4 – não escovava os dentes.
Para alcançar os resultados finais, os autores do estudo levaram em conta os fatores idade, sexo, histórico de tabagismo e resultados do acompanhamento de cada participante. O estudo incluiu também a revisão retrospectiva dos registros odontológicos e médicos de todos os participantes do estudo.
Considerado o primeiro estudo voltado à este tema, a pesquisa considerou vários eventos que incluíram hospitalização relacionada a doenças cardiovasculares por insuficiência cardíaca, arritmia, infarto do miocárdio, angina pectoris e doenças valvulares e aórticas que requerem cirurgia.
Dada a conclusão, a descoberta mais importante mostra que a doença periodontal, uma grave inflamação da gengiva, pode ser causada pela má higiene bucal. Uma das consequências é o desenvolvimento de eventos cardiovasculares, como o infarto e o Acidente Vascular cerebral (AVC). Além disso, pode causar o apodrecimento dos dentes.
Além disso, os resultados indicam que o hábito de escovar os dentes é fundamental não apenas para a saúde bucal, mas também para a prevenção de doenças cardiovasculares. Os cientistas apontam para a importância da escovação de manhã e à noite. Segundo eles, a carga bacteriana na boca aumenta no período noturno em razão da diminuição da saliva.