Criadores do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, podem estar em qualquer lugar que acumule água, até mesmo eletrodomésticos. Em cenários de clima quente como o da capital teresinense, é comum que as pessoas se rendam ao frio climatizador de ar, para aliviar a sensação térmica.
No entanto, o que muitos não sabem, é que o mosquito pode depositar seus ovos em qualquer lugar em que exista água, seja ela quente ou fria. No climatizador não é diferente, o aparelho elétrico vai usar a água e criar uma ventilação - no entanto, a água que fica deve ser descartada de forma correta.
DENGUE NO CLIMATIZADOR DE AR
Em entrevista ao Meio News, Marlon de Araújo, gerente da Zoonose - órgão que desenvolve atividades inerentes aos Programas de Controle da Raiva, Leishmaniose Visceral, Dengue e animais sinantrópicos - explica que o descarte incorreto da água pode causar manifestação das larvas, e posteriormente, a transformação em dengue.
“Sabemos que o climatizador de ar é um eletrodoméstico de uso permanente. A orientação é que além da água ser jogada, ele dever ser também lavado com bucha e sabão, pois as larvas podem ficar aderidas na parede da placa”, orienta.
O gerente também explica que a água deve ser trocada a cada 7 dias e ser descartada através da tubulação normal, para fora de casa.
O QUE NÃO FAZER
É comum que a curiosidade e a vontade de se prevenir contra o mosquito leve algumas pessoas a tomarem iniciativas em relação ao "livramento" das larvas ou do próprio mosquito. Marlon ressalva que não há a necessidade de introduzir nos eletrodomésticos ou em ralos nenhuma substância, como água sanitária e outros produtos de limpeza.
ATENÇÃO ÀS VISTORIAS
Marlon ressalta que a gerência de Zoonose faz vistorias programadas, mas é sempre importante ligar e marcar uma visita, principalmente nos casos de denúncias como suspeitas de casos em terrenos baldios, matagal e casas fechadas.
“Nós sofremos ainda com algumas recusas em relação a moradores que não permitem a entrada dos nossos agentes nas casas, mas é muito importante que as pessoas abram suas portas e deixem eles fazerem esses serviços contra o mosquito da dengue”, afirma Marlon.
FUNCIONAMENTO DA GERÊNCIA DE ZOONOSE
A Gerência funciona de segunda a sexta, no turno da manhã, de 7h30 às 11h30, e à tarde, das 13h30 às 17h30.
Tem horários específicos para os seguintes serviços: atendimento clínico (consulta gratuita, coleta de sangue) 2ª a 6ª das 8h às 13h, sábados, domingos e feriados das 8h às 17h.
Recolhimento de animais doentes terminais, mortos em residências e ruas e vítimas de atropelamento (domingo a domingo, incluindo feriados, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30).
CONTATOS
Telefone: (86) 3198 3870
Endereço: Rua Minas Gerais, Nº 909 – Bairro Matadouro. zona Norte. Teresina/PI