Dermatologista dá dicas para manter a pele hidratada

O cuidado com a pele deve ser uma das nossas prioridades quando o assunto é saúde e bem-estar

Dicas simples podem ajudar a manter a pele hidratada | Reprodução/Internet
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O cuidado com a pele deve ser uma das nossas prioridades quando o assunto é saúde e bem-estar. Além de comprometer nossa autoestima, uma pele ressecada pode ser desconfortável e até causar dores e desconfortos. A boa notícia é que há muitas formas simples e fáceis de manter a hidratação e saúde da nossa pele.

A principal dica para manter a pele bem hidratada é beber muita água. O foco em alimentos saudáveis também é um grande aliado. Segundo a dermatologista Mônica Aribi, em entrevista ao site Terra, o consumo de frutas e vegetais ricos em água pode ajudar a hidratar a pele, pois fornecem hidratação a todas as células do corpo. "A hidratação interna com ingestão de água adequada e alimentação natural e saudável hidrata de dentro para fora. Suplementos também podem ser recomendados pelos médicos", diz a profissional.

A dermatologista explica que os cremes e géis conferem alívio imediato e evitam a perda de água transepidermal. "Na hidratação por oclusão, os ativos presentes no cosmético são capazes de promover uma redução da evaporação da água no estrato córneo e manter a umidade das camadas mais profundas, graças à presença de óleos. Ela é mais indicada para peles secas", diz. Na composição desses cosméticos são encontrados aminoácidos, ureia e ácido hialurônico, que são considerados hidratantes biológicos. 

Os lábios também costumam sofrer com a falta de hidratação adequada. Se o seu lábio está ressecado, o melhor a fazer é usar o um protetor labial. "A saliva tem um pH mais ácido e isso leva a uma dermatite constante que piora ainda mais o ressecamento. Há aquela sensação imediata de que houve um umedecimento da região, mas logo depois acontece a formação de microfissuras, de ardência e vermelhidão local", afirma a dermatologista.

Mônica Aribi aponta uma solução fácil para as mãos, joelhos, cotovelos e pés ásperos. "O grande segredo é, após a esfoliação realizada durante o banho, aplicar um creme rico em ureia, óleos como o de abacate, macadâmia, amêndoas, maracujá ou uvas, e manteigas como a de karité, cupuaçu ou manga", explica a profissional.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES