Algumas pessoas divergem sobre qual a data para se comemorar o Dia do Beijo. No Brasil, os casais celebram a data no dia 13 de abril, assim como em outros países. Mas há locais que comemoram no dia 6 de julho. Mas, independente da data, além de ser uma forma de expressar afeto e intimidade, o ato de beijar traz consigo alguns benefícios surpreendentes.
Um deles é o fato de acelerar o metabolismo, contribuindo assim para a perda de peso. O site Notícias ao Minuto citou o estudo de de Joseph S. Alpert, da Faculdade de Medicina da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, que mostra que um simples beijo pode queimar entre duas a três calorias por minuto. Já um beijo apaixonado pode chegar a queimar até 26 calorias.
Já a autora do livro 'Kissing: Everything You Ever Wanted to Know about One of Life's Sweetest Pleasures', Andréa Demirjian, citada pela matéria do Notícias ao Minuto, diz que beijar pode ajudar a acelerar o metabolismo.
Outro benefício do beijo é o fato de ele contribuir para a melhora da autoestima. "Beijar pode fazer com que o cérebro libere neurotransmissores como oxitocina e dopamina, o que pode levar a maiores sentimentos de afeto, união e intimidade", diz a sexóloga Jennifer Litner, ao Notícias ao Minuto. "As pessoas também notam que muitas vezes neutraliza ou reduz o cortisol, que é o hormônio do estresse", completa.
Pode parecer contraditório, mas o beijo também é capaz de ajudar a reduzir as cáries e acúmulo de bactérias nos dentes. "O beijo aumenta o fluxo de saliva, o que pode ajudar a evitar o acúmulo de bactérias nos dentes", explica Matthew Messina, diretor da Ohio State Upper Arlington Dentistry.
O beijo também ajuda a dilatar os vasos sanguíneos. "Há uma liberação de substâncias químicas que fazem com que você se sinta menos estressado. Isso é bom para o coração e para a pressão sanguínea", pontua Andréa Demirjian. Ela também menciona que beijar pode ajudar a reduzir dores de cabeça.