Você sabia que nesta sexta-feira, dia 7 de julho, é celebrado o Dia Mundial do Chocolate (Chocolate Day)? Não se sabe ao certo o motivo da escolha do dia 7 de julho para celebrar esta data. No entanto, acredita-se que ela marque a introdução do chocolate na Europa, por volta do século XV. Antigamente, o chocolate só era conhecido e utilizado pelos Maias e os Astecas, civilizações originárias da América.
Querido por muitos, o alimento costuma ser associado a problemas de saúde, no entanto, essa não é uma realidade. Claro, em excesso, tudo faz mal. Mas o chocolate, além de ser saboroso, oferece muitos benefícios para a saúde quando consumido moderadamente. Segundo estudos, o chocolate, especialmente em sua fórmula amarga, é um grande aliado à saúde, sendo inclusive capaz de diminuir o risco de doenças cardíacas.
Entretanto, é importante lembrar que, apesar dos benefícios, o consumo do chocolate deve ser moderado e não ultrapassar 100 gramas por dia. Além disso, não deixe de consultar um nutricionista para ter uma dieta saudável que inclua esse alimento. A seguir, conheça 7 doenças que o alimento ajuda a combater.
1. REDUZ O COLESTEROL
Estudos apontam que o cacau em pó reduz significativamente os níveis de colesterol ruim do sangue (LDL). Ainda, o consumo moderado do chocolate, preferencialmente amargo, aumenta os níveis de colesterol bom no sangue (HDL), graças ao teor de antioxidante do alimento.
2. COMBATE A DIABETES
O chocolate amargo contém flavonoides que podem reduzir a resistência à insulina, fator de risco comum para a diabetes. Entretanto, é importante lembrar que não se deve exagerar no consumo do alimento, pois ele contém açúcar, que pode resultar no efeito oposto.
3. REDUZ O RISCO DE DOENÇAS CARDÍACAS
Ainda devido aos efeitos sobre o colesterol, a partir de seus compostos o chocolate amargo pode reduzir o risco de doenças cardíacas.
4. MELHORA A PRESSÃO ARTERIAL
Os flavonoides presentes no chocolate amargo podem estimular o revestimento das artérias (endotélio) a produzir óxido nítrico. Assim, seus compostos bioativos são capazes de melhorar o fluxo sanguíneo nas artérias e causar uma pequena diminuição da pressão arterial.
5. FONTE NUTRITIVA
O cacau é altamente nutritivo, sendo fonte de minerais, fibras, potássio, fósforo, zinco e selênio. Por isso, o consumo do chocolate amargo, se moderado, pode ser benéfico para a saúde.
6. PROTEGE A PELE
Os compostos bioativos do chocolate amargo, segundo estudos, também são aliados à pele e a protege dos danos do sol. Além disso, o alimento melhora o fluxo sanguíneo e aumenta a densidade e hidratação da derme.
7. MELHORA A FUNÇÃO CEREBRAL
Estudos mostram que o consumo do chocolate amargo pode melhorar a função cognitiva em adultos com comprometimento cognitivo leve, além de beneficiar também a fluência verbal.
As informações são da Copass Saúde.