Um tweet viralizou nesta última terça-feira (25), que relatou um DIU perdido em uma sala de cinema que exibia o fenômeno e filme mais comentado do ano até agora, “Barbie”, protagonizado por Margot Robbie e Ryan Gosling. A informação chocou diversos internautas que se perguntaram como um método contraceptivo acabou em cima de uma poltrona de um shopping.
Entretanto, esse não foi o único questionamento feito por usuários da plataforma. O dano do deslocamento do DIU à saúde também foi colocado em pauta. O método é um dos mais utilizados em todo o mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 170 milhões de mulheres optam pela técnica contraceptiva. Você sabe o que pode causar o deslocamento do DIU e quais sintomas deve notar? Se sua resposta foi não, saiba a seguir.
O que é e como funciona o DIU?
O DIU é um método contraceptivo que é inserido dentro da cavidade uterina no consultório do ginecologista. Existem dois tipos mais comuns de dispositivo intrauterino com ações distintas no organismo: o DIU de cobre ou de prata e o DIU hormonal. O DIU de cobre ou de prata é constituído de um fio de cobre ou prata que libera íons deste metal no local, sem possuir hormônios sintéticos.
O DIU hormonal atua de forma similar, no entanto, sua ação é de liberar hormônio levonorgestrel no útero diariamente. A ação de ambos os tipos é tornar o ambiente uterino desfavorável para os espermatozóides, com eficácia de 99,3% dos casos. A principal vantagem deste método é a longa duração, uma vez inserido no útero, pode proteger a mulher de uma gestação não desejada por anos.
O que causa o deslocamento do DIU?
Para que o DIU cumpra com seu papel, é fundamental que esteja corretamente posicionado e consultas periódicas com um ginecologista sejam feitas para verificar se ele está no local certo. O número de mulheres que têm problemas com o deslocamento do DIU é baixo, mas pode ocorrer e é importante entender sua causa.
Existem alguns fatores, como o próprio DIU, a experiência de quem o inseriu e o tempo de permanência no corpo. É comum acontecer o deslocamento nos primeiros quatro meses de uso devido ao tempo de adaptação do corpo. Também pode ocorrer durante a menstruação devido às contrações uterinas fazendo com que o DIU se mova para uma posição diferente.
O DIU sempre deve ser inserido por um especialista em um consultório, ainda que a aplicação não seja considerada um procedimento cirúrgico. Além disso, por se tratar de um objeto diferente em nosso corpo, o organismo pode rejeitar o aparelho. Quando isso ocorre, o corpo passa a tentar expulsar o dispositivo e ele sai do lugar ou pode ser até mesmo eliminado pela vagina.
Quais são os sintomas que indicam o deslocamento do DIU?
Para saber se o DIU está fora do local correto é importante estar atento aos sinais do organismo. O sintoma mais comum que indica o deslocamento são as fortes cólicas e sangramento irregular. No caso de DIU hormonal, esses sintomas são especialmente alarmantes, pois esse tipo de DIU habitualmente diminui o sangramento e pode até inibir o período menstrual. Nestes casos, as mulheres sentem menos cólicas e têm fluxos consideravelmente mais leves.