Doença de Crohn: saiba quais são os sintomas e como é feito o tratamento
- Principais sintomas da doença de Crohn
Caracterizada por uma inflamação grave no trato gastrointestinal, a síndrome não tem cura, mas é possível aliviar seus sintomas e ter qualidade de vida
- Principais sintomas da doença de Crohn
Diarreia, cólica abdominal, perda de apetite e emagrecimento são os mais comuns. Às vezes, há febre e sangramento retal. Aftas frequentes, flatulência excessiva, dores articulares e manchas vermelhas na pele podem ter conexão com a doença.
Acredita-se que a síndrome seja decorrente de uma desregulação do sistema imunológico. Outros fatores, como genética, condições da microbiota intestinal, qualidade da dieta e infecções prévias, também podem dar sua contribuição.
“Quem tem histórico de Crohn na família possui maior risco de desenvolver o quadro. Trata-se de uma doença poligenética, ou seja, vários genes estão envolvidos”, informa Sobrado. “A verdade é que existem muitos estudos, mas estamos longe de boas explicações sobre as causas exatas”, completa.
A síndrome também é mais comum em quem tem disbiose, que é um desequilíbrio na flora intestinal, e entre tabagistas.
Cerca de 60% a 70% dos diagnosticados estão entre os 20 e 40 anos de idade. No Brasil, não há dados que consigam mensurar a incidência de Crohn de forma homogênea. Em geral, os números são restritos a determinadas regiões do país. A prevalência da DII no Estado de São Paulo, por exemplo, é de 52,5 casos a cada 100 mil habitantes, sendo que 53,8% são portadores de retocolite e 46,2%, de Crohn.