Doença de Crohn: saiba quais são os sintomas e como é feito o tratamento
- O tratamento
Caracterizada por uma inflamação grave no trato gastrointestinal, a síndrome não tem cura, mas é possível aliviar seus sintomas e ter qualidade de vida
- O tratamento
Ter uma visão holística do paciente é o mais importante no tratamento da doença de Crohn, segundo Sobrado. Como não há cura, é preciso aliviar todos os sintomas, inclusive as manifestações extra-intestinais.
“É um paciente que precisa passar por uma consulta demorada e contar com o auxílio de psquiatra, nutricionista e dermatologista. A abordagem deve ser multidisciplinar”, resume o coloproctologista.
Com o diagnóstico em mãos e a indicação certeira de medicamentos, é possível ter uma vida normal. Na alimentação, é recomendado evitar comidas gordurosas, leite e glúten durante as crises, além de mastigar bem os alimentos.
“Hoje, há boas drogas que ajudam o indivíduo a ter qualidade de vida e uma dieta menos restritiva”, avisa o médico.
Seguir uma rotina saudável, recomendação feita a todos, é a basicamente a mesma filosofia passada a uma pessoa diagnosticada com Crohn. “Comer e dormir bem, não ingerir álcool nem fumar, praticar exercícios físicos e evitar a obesidade fazem parte da lista de hábitos importantes”, elenca Sobrado.