Beba álcool com moderação. Para adultos saudáveis, isso significa até um drinque por dia para mulheres e até dois drinques por dia para homens. Beber pesado ou de alto risco é definido como mais de oito doses por semana para mulheres e mais de 15 doses por semana para homens.
Evite comportamentos de risco. Use preservativo durante o sexo. Se você optar por fazer tatuagens ou piercings, seja exigente quanto à limpeza e segurança ao escolher uma loja. Procure ajuda se você usa drogas intravenosas ilícitas e não compartilha agulhas para injetar drogas.
Seja vacinado. Se você tem maior risco de contrair hepatite ou se já foi infectado com qualquer forma do vírus da hepatite, converse com seu médico sobre como tomar as vacinas contra hepatite A e hepatite B.
Use os medicamentos com sabedoria. Tome medicamentos prescritos e não prescritos apenas quando necessário e apenas nas doses recomendadas. Não misture medicamentos e álcool. Converse com seu médico antes de misturar suplementos de ervas ou medicamentos prescritos ou não prescritos.
Evite o contato com sangue e fluidos corporais de outras pessoas. Os vírus da hepatite podem ser transmitidos por picadas acidentais de agulhas ou limpeza inadequada de sangue ou fluidos corporais.
Mantenha sua comida segura. Lave bem as mãos antes de comer ou preparar alimentos. Se viajar para um país em desenvolvimento, use água engarrafada para beber, lave as mãos e escove os dentes.
Tome cuidado com os aerossóis. Certifique-se de usar esses produtos em uma área bem ventilada e use uma máscara ao pulverizar inseticidas, fungicidas, tintas e outros produtos químicos tóxicos. Sempre siga as instruções do fabricante.
Proteja sua pele. Ao usar inseticidas e outros produtos químicos tóxicos, use luvas, mangas compridas, chapéu e máscara para que os produtos químicos não sejam absorvidos pela pele.
Mantenha um peso saudável. A obesidade pode causar doença hepática gordurosa não-alcoólica.