Doenças transmitidas pelo beijo: sintomas, tratamentos e prevenção - 3. Herpes labial

As doenças que podem ser transmitidas pelo beijo são, na maioria, infecções por vírus, bactérias e fungos - 3. Herpes labial

Slide 3 de 5

3. Herpes labial

Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O herpes labial é causado pelo vírus herpes simplex, que pode infectar a região dos lábios ou da região íntima pelo contato com a saliva de pessoas que têm este vírus. A transmissão é feita pelo contato direto com lesões das pessoas infectadas, principalmente através do beijo.

Principais sintomas: os principais sintomas do herpes são lesões na pele, principalmente ao redor dos lábios, que são vermelhas, com pequenas bolhas amareladas, que causam formigamento e dor, além de febre, mal-estar, dor de garganta e gânglios no pescoço. Estas lesões duram cerca de 7 a 14 dias, mas sempre que a imunidade baixar, podem surgir novas lesões. 

Como tratar: para tratar a herpes podem ser usadas pomadas com propriedades antivirais, por cerca de 4 dias, que ajudam a diminuir a multiplicação do vírus, evitando piorar ou transmitir para outras pessoas. Além disso, pode-se também fazer o tratamento em comprimido, que deve ser tomado por cerca de 7 dias, e devem ser prescrito pelo clínico geral.

Prevenção: para evitar o herpes labial, é importante evitar beijar ou entrar em contato próximo com pessoas que possuem feridas na boca e evitar o compartilhamento de objetos de uso pessoal, como copo, talheres, e batom, por exemplo.

Carregue mais
Tópicos
SEÇÕES