Você sabia que apesar de existir várias causas inofensivas para dores nas pernas, quando a dor afeta apenas uma das pernas e é acompanhada por dores agudas, formigamento ou dormência, pode ser sinal de dor ciática? Segundo o Serviço Nacional de Saúde Britânico, citado pelo HuffPost, uma em cada 20 pessoas com dores lombares acaba desenvolvendo ciática.
A dor ciática geralmente ocorre devido a "irritação física ou química de uma das raízes nervosas da região lombar". Ela pode ser provocada por uma hérnia de disco, a causa mais comum; estenose espinhal; espondilolistese; ou até mesmo por uma simples dor nas costas.
A DOR SE ESPALHA
Normalmente, a dor ciática afeta apenas uma perna e pode se espalhar para a região da coxa, lombar, parte inferior das costas e pés. Se a dor se manifestar em ambas as pernas, é recomendável procurar um médico.
A dor ciática "em si é apenas um sintoma" e não a causa do problema subjacente. No entanto, problemas nas costas e nervos que a causam podem ser sérios. É importante consultar um médico se a dor não melhorar após algumas semanas de tratamento caseiro ou se estiver interferindo em suas atividades diárias.
TRATAMENTO
O tratamento mais indicado é a partir da identificação da origem da dor ciática. Quanto aos sintomas, por se manifestarem de diferentes formas, cada caso é tratado particularmente, conforme avaliação médica.
É comum que a dor ciática se resolva naturalmente, devendo-se poupar esforço físico para não a agravar. Os sintomas podem durar desde algumas horas, até semanas e meses.
Para aliviar a dor ciática é recomendado repouso relativo, uso de bolsas térmicas, massagens leves para relaxar a musculatura e diminuir a compressão do nervo.