O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai realizar uma cirurgia no quadril nesta sexta-feira (29). Trata-se de uma artroplastia, que é um procedimento cirúrgico para colocação de uma prótese no local, que vai substituir a cartilagem que está gasta. A cirurgia foi necessária após o presidente ter episódios de dores e comprometimento da mobilidade.
O procedimento cirúrgico deve demorar aproximadamente 2 horas e será realizado no Hospital Sírio-Libanês, na cidade de São Paulo. O período de recuperação do presidente deve durar aproximadamente 15 dias e, nesse período, Lula deve trabalhar da residência oficial do Palácio da Alvorada, em Brasília.
Como será o procedimento?
Na cirurgia, o médico vai fazer uma incisão na face lateral direita da coxa de Lula. O corte tem um tamanho de aproximadamente 15 centímetros e, através dele, chegará à região comprometida para preparar o local, retirando os tecidos doentes e colocando a prótese. O paciente costuma sair da cama horas depois do procedimento, em 70% dos casos, usando muleta ou andador. A recuperação costuma ser rápida.
Artrose de quadril
A artrose de quadril resulta em um desgaste da articulação formada pela junção da cabeça do fêmur com o acetábulo, osso da pelve que se liga ao fêmur. Segundo o ortopedista especializado em quadril do Hospital Israelita Albert Einstein (SP), Leandro Ejnisman, quando dois ossos como esses se encaixam, as cartilagens que os revestem tem a função de amortecedores, permitindo um movimento harmônico e indolor.
"Essa cartilagem é muito espessa, mas, com o tempo, vai ficando desgastada. Algumas vezes, fica tão desgastada que começa a expor o osso", descreve o médico. O profissional explica que, apesar de não ter conhecimento detalhado do caso do presidente Lula, de modo geral, quando isso acontece, é comum que o paciente sinta dor e que, em muitos casos, tenha sua mobilidade reduzida.
A artrose de quadril tem a dor como principal sintoma e ocorre com frequência na parte da frente do quadril e na região da virilha. Se a pessoa andar muito, ficar sentada por muito tempo ou se deitar sobre o lado dolorido, as dores costumam ter uma piora. Essas dores podem chegar à região da coxa da lateral da bacia, das nádegas e até da coluna.