É maligno? O que se sabe sobre o Sarcoma sinovial, câncer raro de Vera Viel

A ex-modelo, esposa do apresentador Rodrigo Faro, anunciou nas redes sociais o diagnóstico, após observar um nódulo na coxa

Rodrigo Faro e Vera Viel | Reprodução/Internet
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A ex-modelo e apresentadora Vera Viel , esposa de Rodrigo Faro, informou nas redes sociais nesta quinta-feira (10) que foi exposta com um tipo raro de câncer. O quadro, que surgiu como um nódulo na coxa esquerda, foi identificado como um sarcoma sinovial.

Na mesma postagem, Viel anunciou que se submeteria a uma cirurgia para remoção do tumor no dia seguinte.

O QUE É O SARCOMA SINOVIAL

O sarcoma sinovial é um tumor maligno. Ele é pertencente à categoria dos sarcomas de partes moles, correspondendo por 5% a 10% desses tumores. Chamado também de sarcomas de tecidos moles, esses tumores afetam músculos, cartilagens, gordura, nervos, tendões e vasos sanguíneos entre outras estruturas conectivas. 

Embora possa surgir em qualquer parte do corpo, é mais comum que sejam aplicadas na barriga, nos braços ou nas pernas, como foi o caso de Vera Viel. Os sinoviais, especificamente, costumam ocorrer próximos de grandes articulações, como os joelhos, e são mais comuns em adultos jovens.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS

Quando o câncer permanece localizado, o normal é que o único sintoma óbvio seja um surto ou nódulo sob a pele, na região afetada. Essa alteração pode causar transtornos, mas em muitos casos ela pode permanecer indolor, o que pode reduzir o nível de alerta e atrasar a busca pelo diagnóstico.

Por isso, a recomendação é sempre procurar orientação médica caso você perceba o aparecimento de quaisquer nódulos ou outros tipos de alterações sob a pele, de modo a identificar corretamente o quadro.

TRATAMENTO

A abordagem do sarcoma sinovial depende do estágio em que o tumor se encontra no momento do diagnóstico. Assim, o estadiamento é definido com base no seu tamanho, localização, grau de agressividade e extensão (se localizado ou metastático).

O tratamento padrão para tumores primários é a cirurgia com ampla excisão (com ressecção da margem de segurança, ou seja, de tecidos saudáveis). Por vezes, pode ser preciso amputar membros por inteiro.

Outras opções são a radioterapia, quimioterapia, imunoterapia e a terapia alvo. 

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES