Muitas pessoas sedentárias acabam não saindo do sedentarismo por achar que, para isso, é necessário estar em uma academia. E a falta de tempo acaba afastando essas pessoas da prática regular de atividade física. No entanto, é possível se movimentar e até buscar o tão sonhado shape sem precisar sair de casa e, muitas vezes, sem o uso de qualquer equipamento.
Existem alguns exercícios que podem ser feitos no conforto da sua sala e que, se executados de forma correta e com constância, prometem bons resultados, sem que você precise se deslocar até a academia e sem precisar de equipamentos que só são encontrados nestes ambientes. Saiba quais são os três exercícios físicos para definição do seu corpo, segundo a personal trainer Thais Ghendov.
Agachamento
O primeiro deles é o agachamento, um dos exercícios mais completos para membros inferiores. Ele é perfeito para quer quer definir coxas e glúteos. Esse exercício pode ser feito facilmente em casa, usando apenas o peso do corpo. Com o tempo, quando você começar a sentir que apenas dessa forma está leve, você pode aumentar a carga usando, para isso, coisas que você tem em casa, como um saco de arroz, um garrafão de água, ou qualquer outro item.
Afundo
O afundo também é um exercício que fortalece e define os glúteos, assim como o agachamento. Para executá-lo em casa, a pessoa pode contar com a ajuda de uma cadeira, que ficará atrás dela e onde ela apoiará o peito de um dos pés. A outra perna é colocada à frente do restante do corpo e então basta subir e descer de forma lenta, flexionar e estender o joelho e o quadril para executar o exercício. Após fazer uma sequência com uma perna, a perna deve ser trocada e o movimento deve ser repetido.
Elevação frontal
Saindo dos membros inferiores para superiores, a dica agora é a elevação frontal, que é um exercício que trabalha ombros. Nas academias, ele costuma ser executado com a ajuda de halteres, mas em casa isso pode ser substituído por sacos pequenos de arroz ou garrafas de óleo, por exemplo. Ou algum outro item que seja mais confortável para o praticante.
Para executar esse exercício, é necessário que a pessoa fique de pé e, com um objeto na mão, levante um dos braços até a altura do ombro para que a execução do exercício seja bem feita. Ao chegar ao topo, o ideal é que a pessoa se mantenha na posição por alguns segundos antes de baixar o braço novamente. Depois disso, ela deve repetir o movimento com outro membro.