Na hora de praticar atividades físicas você escolhe as peças mais confortáveis e indicadas para cada exercício. Mas esse cuidado não para por aqui. Afinal, você não quer que nada atrapalhe seu desempenho nesse momento tão importante e que a roupa te proporcione liberdade de movimento, conforto e funcionalidade.
No entanto, a peça também pede alguns cuidados especiais depois de comprada. E aí que muitas pessoas pecam, pois não dão a devida atenção que o produto exige. Se você mistura as suas roupas esportivas com as demais na hora de colocar para lavar, é preciso rever os seus conceitos!
As roupas esportivas exigem cuidados especiais, pois normalmente são confeccionadas com tecidos sintéticos (poliéster e poliamida). Por isso, para que tenham maior durabilidade, tanto no tecido quanto nas tecnologias presentes nele. Veja 5 as dicas para que elas durem mais!
1) Nunca deixe as peças de molho: isso evita o desbotamento, mantendo a cor original por mais tempo.
2) Não torcer: o correto é espremer as peças com delicadeza. Se o produto tiver elastano e você torcer o tecido, o material se rompe, reduzindo sua vida útil.
3) Evite amaciante: serve para peças de algodão. Ou seja, ele perde sua tecnologia em roupas esportivas. O material sintético leva ao entupimento da fibra contida na peça.
4) Não usar alvejante: assim como o ato de deixar de molho, o alvejante também causa o desbotamento das peças.
5) Evite usar sabão em pó: o melhor é sempre optar por um sabão neutro.
Ao escolher a peça, também é importante traçar para qual modalidade você irá utilizar aquela roupa. Pois existem algumas diferenças importantes. A corrida, por exemplo, pede um bom controle térmico e uma dose de compressão em algumas partes, como na coxa. Por outro lado, esportes de aventura pedem maior resistência ao atrito e proteção contra os raios do sol.