Emagrece, diminui colesterol e açúcar no sangue: conheça os benefícios deste composto

O composto popular na cozinha do brasileiro é utilizado no tratamento de várias doenças

Colesterol | Reprodução/Internet
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O vinagre é conhecido há séculos por seus diversos benefícios à saúde e é utilizado no tratamento de várias doenças. Um estudo recente da Universidade do Espírito Santo de Kaslik, no Líbano, indicou que consumir uma colher diária de vinagre de maçã, obtido através da fermentação do suco de maçã, pode ajudar significativamente na perda de peso.

Para investigar os efeitos do vinagre de maçã, os pesquisadores recrutaram 120 pessoas com idades entre 27 e 34 anos que apresentavam sobrepeso ou obesidade. Os participantes foram divididos em quatro grupos diferentes, cada um recebendo uma dose de 5, 10 ou 15 ml do vinagre, ou uma bebida sem o composto, todas pela manhã, durante um período de três meses.

Por que o vinagre ajuda a emagrecer?

De acordo com os autores, os efeitos do vinagre de maçã podem ser atribuídos ao ácido acético, que não apenas retarda a produção de glicose, mas também aumenta a degradação de gordura. O estudo foi publicado na revista BMJ Nutrition, Prevention and Health.

O vinagre de maçã é baixo em calorias e não contém quantidades significativas de gordura ou proteína. Além disso, é rico em ácido acético, que é o principal responsável por muitos dos benefícios associados ao vinagre. Ele também pode apresentar vestígios de outros ácidos orgânicos, além de vitaminas e minerais que podem estar presentes nas maçãs.

Outros estudos

Não é a primeira vez que a bebida é associada a melhorias na saúde. Vários estudos anteriores sugeriram que o consumo de vinagre de maçã pode ter um impacto positivo nos níveis de colesterol e açúcar no sangue, o que poderia oferecer benefícios para a saúde cardiovascular a longo prazo.

Apesar dos resultados promissores, os pesquisadores alertam que é necessário realizar o estudo em um ambiente mais rigorosamente controlado antes de se confiar plenamente nas conclusões obtidas.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES