A prática da caminhada é uma das mais democráticas entre os esportes, sendo também uma das opções mais acessíveis para quem deseja abandonar o sedentarismo. Não demanda grandes investimentos financeiros e pode ser realizada em diversos locais acessíveis a todos. No entanto, existem dúvidas com relação à frequência ideal de caminhada diária para se alcançar resultados satisfatórios.
Para isso, no entanto, não há uma resposta única devido às diferenças individuais de cada pessoa. “Claro que isso pode variar de acordo com a intensidade do treino. Se for 30 minutos de caminhada, vai gastar poucas calorias. Se for uma corrida mais forte, vai gastar mais calorias. Então, depende de fatores individuais e de intensidade”, afirma o personal trainer Caio Signoretti, em entrevista concedida ao Sport Life.
Isso evidencia a importância de contar com a orientação de um profissional de educação física. Esse especialista pode avaliar aspectos como altura, peso e outros fatores relevantes para determinar a duração adequada da caminhada. “Depende se é homem ou mulher. Quantos quilos essa pessoa pesa? Qual é o nível de treinamento dessa pessoa? Velocidade do metabolismo? Aí é que está o ponto: se uma pessoa não controlar a dieta, não vai conseguir emagrecer”, complementa Signoretti.
Outro auxílio para os minutos de caminhada
Independentemente se o objetivo do treino é emagrecimento ou condicionamento físico, não é necessário ajustá-lo para terrenos planos ou inclinados. “A pessoa consegue fazer um bom treino em uma superfície plana e pode mexer na velocidade. Quanto mais rápido, mais força terá que imprimir no chão para correr. Mais desafiador fica. Para aquela pessoa que não quer trabalhar com velocidade, oscilações no terreno são interessantes. Isso é irrelevante (É melhor correr em um lugar plano ou com inclinações?)”, afirma.
Caio também aborda uma dúvida comum: a caminhada pode engrossar as pernas?“A caminhada não vai trazer esse benefício. A caminhada é um exercício que não exige uma demanda de força muscular. A força que você faz para caminhar é muito baixa. Claro que rara exceção de um idoso, que extremamente debilitado faz uma baita força para caminhar, mas a maioria das pessoas não faz muitos esforços para caminhar”, encerra Caio Signoretti.
Dado
Estudos mostram que a caminhada é um dos exercícios físicos preferidos dos brasileiros. Os estudiosos da FCM (Faculdade de Ciências Médicas) da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) disseram que a caminhada, o futebol e a musculação são líderes na preferência dos brasileiros, respectivamente.