Você sabia que é possível aumentar os níveis de testosterona de forma natural? Isso acontece com a ajuda de alguns alimentos, que devem ser inseridos na dieta na quantidade adequada. Esse é o tipo de proposta conhecida por aumentar a massa muscular e evita que ocorra a estagnação dos resultados, além de potencializar o ganho de força.
“Uma boa dieta é fundamental para qualquer indivíduo que pratica musculação, pois evita que o corpo entre no estado catabólico, ou seja, passe a utilizar a massa magra como energia. Porém, melhorar o estado anabólico vai além: certos nutrientes são capazes de estimular a produção endógena, ou seja, natural, de testosterona, GH e outros hormônios anabólicos, beneficiando o desenvolvimento físico sem oferecer maiores riscos à saúde”, afirma o nutricionista esportivo William Ribeiro.
Para conseguir o resultado desejado em relação ao aumento natural de testosterona, é necessário que haja na sua dieta anabólica alimentos com zinco e magnésio, vitamina D3, alcina, bromelina, boro e vitaminas do complexo B. Caso você decida por seguir esse estilo de alimentação, é aconselhável que consulte um nutricionista para que ele possa ajudar nesse processo.
Medicação
A tribulus terrestres é uma erva conhecida pela sua propriedade essencial para o organismo humano. Sua função fitoterápica, inclusive, está relacionada ao aumento de testosterona, mas ela deve ser usada na quantidade correta, pois, do contrário, poderá ter efeitos colaterais. Com isso, é necessário que haja prescrição médica.
“Assim como todo medicamento, se consumido em grandes dosagens (acima de 2g por dia) e por um período longo, ele pode sobrecarregar o fígado. O importante é utilizar tribulus terrestris somente quando for prescrito por um médico. Nunca por indicação de um amigo ou da internet. O ideal é realizar alguns exames antes de utilizar esse medicamento”, afirma o médico Dr. Fernando Cerqueira.
Alerta
Obesidade e altos níveis de testosterona não costumam combinar. “Além de representar desafios sociais e ambientais significativos, a obesidade está associada a uma infinidade de resultados adversos à saúde. Incluindo doenças cardiovasculares, apneia do sono, osteoartrite, aumento do risco de certos tipos de câncer. E, nos homens, níveis reduzidos de testosterona”, alerta o Dr. Ronan Araujo.