Entenda o que o formato das fezes no vaso indica sobre sua saúde
- Tipo 2: linguiça encaroçada
O formato do cocô e a frequência com que ele muda de textura, de tamanho e até mesmo de forma podem servir de alerta para alguns problemas.
- Tipo 2: linguiça encaroçada
O tipo 2 é representado por fezes compactadas em uma única massa, mas com aspecto grumoso ou encaroçado. Esse é o tipo mais doloroso, pois é rígido e o seu tamanho pode ultrapassar a abertura do canal anal. Durante a evacuação, é necessário fazer muito esforço para eliminar as fezes e é comum haver sangramento, fissuras, hemorroidas ou diverticulose. Saiba quais os principais sintomas da diverticulose e como tratar.
As causas mais comuns desse tipo de fezes são hemorroidas, fissuras anais, retenção ou atraso da defecação e uma história de prisão de ventre crônica, e esses casos podem levar ao aparecimento de síndrome do intestino irritável devido à pressão contínua de fezes grandes nas paredes intestinais. Para tratar, é preciso ir ao médico e fazer exames, mas normalmente também são utilizados probióticos e medicamentos que estimulem o trânsito intestinal, além de uma alimentação equilibrada.