Recentemente, Duzão, vocalista do Grupo Menos é Mais, passou por um procedimento para emagrecimento: a colocação de um balão gástrico. A informação foi compartilhada por pessoas próximas ao cantor ao portal Leo Dias. Ele, que já chegou a pesar 150kg, já perdeu mais de 25kg e agora tem como objetivo perder outros 30kg para alcançar o peso ideal para sua altura, conforme o Índice de Massa Corporal (IMC).
O que é o balão gástrico?
Segundo o Dr. Eduardo Grecco, gastrocirurgião e endoscopista, o balão gástrico é colocado diretamente no estômago por meio de uma endoscopia digestiva e é indicado para pacientes com IMC acima de 27 (sobrepeso) ou 30 (obesidade). Esse procedimento proporciona a sensação de saciedade, fazendo com que a pessoa consuma menos alimentos.
"Pela endoscopia, o médico acompanha o posicionamento e o enchimento do balão com soro fisiológico e o corante azul de metileno. Na rara eventualidade de o balão se romper, o corante é absorvido pelo intestino e a urina sai verde (azul do balão + amarelo da urina). Nestes casos, o balão precisa ser retirado", afirma o médico.
O Dr. Rodrigo Barbosa, cirurgião do aparelho digestivo, explica que dentre as vantagens do balão gástrico estão o fato de o método ser reversível e não provocar alterações no estômago. "Facilmente podemos esvaziar o balão e removê-lo", fala ele.
Ele explica que nos primeiros dias após a colocação do balão gástrico, desconfortos como náuseas e vômitos podem acontecer. "O refluxo ácido também é comum em pacientes com o balão. Além disso, alguns relatam dificuldades para dormir devido a um desconforto gástrico gerado pelo método", completa Barbosa.
O balão gástrico pode reduzir o peso corporal em aproximadamente 10 a 15%, explica o gastrocirurgião. "É um procedimento que dura de 6 a 12 meses. Neste período e até mesmo após a retirada do balão, é fundamental que o paciente mantenha um estilo de vida saudável para a manutenção dos resultados", conclui Grecco.