Enterovírus D68 em alta: quão preocupados os pais devem ficar?

Embora a maioria das infecções por EV-D68 cause sintomas respiratórios leves, cerca de 90% dos casos ocorrem em crianças, e atualmente não há tratamento específico

Enterovírus D68 em alta entre crianças | Reprodução/Internet
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O Enterovírus D68 (EV-D68), é um vírus respiratório que às vezes pode causar paralisia em crianças, e está se espalhando pelos Estados Unidos. Ácidos nucleicos EV-D68 foram detectados em águas residuais, sinalizando um aumento potencial em casos de mielite flácida aguda (MFA), uma condição neurológica rara ligada ao EV-D68.

QUÃO COMUM É O ENTEROVÍRUS D68?

De acordo com cientistas, o enterovírus D68 é muito comum nos EUA, e a maioria das pessoas com mais de cinco anos mostra evidências de uma infecção anterior. Felizmente, complicações neurológicas são relativamente raras.

Outros enterovírus, incluindo o poliovírus e o enterovírus 71 (que causa alguns casos de doença mão-pé-boca), também podem resultar em MFA.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS?

Os sintomas do enterovírus D68 são geralmente leves. Eles incluem nariz entupido ou escorrendo, tosse, febre, dores musculares e dor de garganta. É possível sentir falta de ar e chiado.

Dentro de alguns dias a duas semanas após os sintomas iniciais de EV-D68, algumas pessoas desenvolvem sintomas de mielite flácida aguda (MFA). Estes incluem fraqueza, fala arrastada, dificuldade para engolir, pálpebras caídas e dor nas costas, pescoço ou braço.

É CONTAGIOSO?

O EV-D68 é um vírus contagioso que se espalha por meio de espirros, tosse, compartilhamento de utensílios de cozinha, toque em superfícies contaminadas ou contato com fezes infectadas (como não lavar bem as mãos após usar o banheiro ou trocar uma fralda).

Além da mielite flácida aguda (MFA), o EV-D68 também pode levar à pneumonia, encefalite e meningite. Pessoas com asma ou sistema imunológico comprometido têm maior probabilidade de apresentar sintomas respiratórios graves.

DIAGNÓSTICO

Se você tiver sintomas leves, semelhantes aos de um resfriado, é improvável que seu médico faça o teste para EV-D68. Se você tiver sintomas mais graves e seu exame for negativo para vírus comuns, como gripe e Covid-19, o médico pode suspeitar de EV-D68 se ele estiver se espalhando em sua área.

Para confirmar um diagnóstico, seu médico pode realizar um exame de sangue ou punção lombar para testar seu fluido cerebrospinal, particularmente se você tiver sintomas do sistema nervoso. Uma ressonância magnética também pode ser usada para diagnosticar e descartar outras causas de fraqueza e paralisia.

TRATAMENTO

Não há um tratamento antiviral específico para EV-D68. Sintomas leves geralmente melhoram em uma ou duas semanas com cuidados em casa. Casos graves precisam ser tratados em um hospital, onde um médico pode administrar um tratamento intravenoso com anticorpos que pode ajudar você a combater infecções.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES