Envelhecimento normal ou Alzheimer? 8 pontos que ajudam a distinguir - 8. Dificuldade em tarefas habituais vs. ajuda com tarefas complexas

Compilamos 8 aspectos principais que nos permitem distinguir claramente os sintomas da doença de Alzheimer das alterações associadas ao envelhecimento normal. - 8. Dificuldade em tarefas habituais vs. ajuda com tarefas complexas

Slide 9 de 9

8. Dificuldade em tarefas habituais vs. ajuda com tarefas complexas

Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

É normal que os idosos precisem de ajuda para tarefas complexas ou tarefas às quais não estão acostumados, como usar um telefone celular ou programar um controle remoto.

Porém, quando afeta significativamente o desempenho das atividades diárias como fazer compras, manusear dinheiro ou contas bancárias, administrar medicamentos, comparecer a consultas médicas ou organizar uma viagem, por exemplo, podemos nos encontrar no início de um estado patológico.

Em estágios avançados, pode afetar tarefas mais básicas, incluindo se vestir, cuidar da higiene, o manuseio na cozinha, etc.

Diagnóstico profissional

Dito isso, cabe esclarecer que a presença de apenas um desses sintomas não é suficiente para a suspeita de Alzheimer. Você deve sempre ir a um médico para obter um diagnóstico profissional.

Embora não exista cura para o Alzheimer hoje, sua detecção precoce é fundamental para um melhor tratamento sintomático e para a manutenção de uma melhor qualidade de vida durante a evolução da doença.

*Inés Moreno González é professora e pesquisadora de Doenças Neurodegenerativas da Universidade de Málaga e José Antonio Reyes é neurologista do Hospital Universitário Regional de Málaga, do Serviço de Saúde Pública de Andaluzia.

Carregue mais
Tópicos
SEÇÕES