Em sua grande maioria, barulhos do estômago são somente fome ou o processo de digestão. Porém, há casos em que eles podem ser algo mais — e é exatamente nessas situações em que é necessário ter certo cuidado. Muitos problemas graves podem começar com sintomas leves, e a ocorrência de barulhos do estômago é um deles.
A barriga roncando não é um motivo de preocupação, entretanto, segundo o médico cirurgião do aparelho digestivo Rodrigo Barbosa, alguns deles merecem atenção. Em entrevista ao Jornal Metrópoles, o especialistas pontuou as causas que devem ser acompanhadas.
Causas dos barulhos para ficar em alerta
Gases
Alimentos e bebidas gaseificadas aumentam a formação de gases e estimulam os movimentos peristálticos do intestino, o que resulta nos barulhos. Se desaparecerem rapidamente, não são preocupantes.
Síndrome do intestino irritável
É o distúrbio que provoca contrações em excesso depois da ingestão de alimentos gordurosos ou em momentos estressantes. “Além de provocar o ronco, pode causar dores e diarreia”, explica Barbosa.
Obstrução intestinal
Se o ronco for causado por algo que pode bloquear o funcionamento do intestino, os alimentos e fezes não conseguem se mover e, se houver o bloqueio total deste órgão, o quadro pode se tornar uma emergência. “O barulho pode vir acompanhando de inchaços da barriga, náuseas ou dores”, alerta.
Infecções e inflamações
Algumas infecções e inflamações intestinais também podem fazer com que os barulhos ocorram. Isso acontece especialmente com a Doença de Crohn, que normalmente afeta a parte inferior do intestino delgado e o cólon, podendo ainda afetar todo o sistema digestivo dependendo do caso. Além dos barulhos, outros sintomas da Doença de Crohn incluem dor abdominal, diarreia, febre, perda de peso e emagrecimento.
Hérnia
Por fim, um dos problemas mais graves que podem causar os barulhos do estômago: as hérnias. Hérnias são um problema que ocorre quando uma porção de um órgão interno se desloca do seu local, ficando saliente por baixo da pele. A hérnia, inclusive, está diretamente ligada à obstrução intestinal, visto que ela pode ser a causa da dificuldade de digestão. Seus outros sintomas são dor, inchaço e vermelhidão no local.
O que fazer?
Caso algum dia você tenha estes sintomas e ele venha acompanhado de algum dos outros que citados ao longo deste texto, é fundamental que procure um médico o quanto antes. Isso porque a maioria dos problemas mencionados, especialmente a hérnia e a obstrução intestinal, podem trazer consequências graves para o paciente. O acompanhamento de um especialista é indispensável para garantir a saúde.