Seguir uma dieta saudável é crucial para controlar o colesterol alto, um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares, como o infarto e o acidente vascular cerebral (AVC).
Além de evitar alimentos que aumentam o colesterol, é preciso incluir aqueles que ajudam a reduzi-lo, como aveia, abacate e oleaginosas, bem como incluir a atividade física na rotina.
AVEIA E O CONTROLE DO COLESTEROL
Segundo a nutricionista Cynara Oliveira, ao Metrópoles, os alimentos ricos em fibras, principalmente as solúveis, são ótimas opções para o controle do colesterol ruim. Elas formam um gel que, ao chegar no intestino delgado, dificulta a absorção do colesterol no organismo. Esse processo ajuda a prevenir doenças cardiovasculares.
Os alimentos com gorduras insaturadas também são conhecidos por atuarem na redução do colesterol LDL. Eles são ricos em ácidos graxos essenciais, como ômega-3 e ômega-6, e possuem ação anti-inflamatória.
ALIMENTOS COM GORDURAS INSATURADAS
- Produtos de origem vegetal, como azeitonas;
- Oleaginosas, como castanha-do-pará, amêndoas, macadâmia, nozes e castanha de caju;
- Sementes, como linhaça e chia;
- Frutas, como coco e abacate;
- Peixes ricos em ômega-3: sardinha, salmão e atum;
- Óleos vegetais, como de soja, canola e azeite.
COMO BAIXAR O COLESTEROL
Certos ajustes no estilo de vida, – como dormir o suficiente, deixar o hábito de fumar e controlar o estresse – podem ajudar a melhorar os níveis de colesterol. O que funciona melhor, entretanto, é se exercitar com mais frequência e melhorar a dieta.