Essa fruta nutritiva é uma grande aliada contra a infecção urinária

Estudo apontou fruta que serve como remédio natural para a infecção urinária

A infecção urinária (ITU) é uma doença comum sendo relatados mais de 2 milhões de casos todos os anos no Brasil | Reprodução: Internet
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A infecção urinária (ITU) é uma doença comum sendo relatados mais de 2 milhões de casos todos os anos no Brasil. A condição acomete até 50% das mulheres entre 20 e 40 anos com vida sexual ativa. Desse total, cerca de 30% pode desenvolver infecção urinária de repetição, caracterizada pela ocorrência de pelo menos dois episódios da doença no período de seis meses. 

A infecção se desenvolve quando a bactéria Escherichia coli — presente na flora intestinal — penetra nas vias urinárias e lá se multiplica. O urologista do Hospital Santa Lúcia, José Carlos Laydner, explica que a mulher é mais suscetível à enfermidade por sua constituição anatômica (uretra mais curta). 

“Com essa configuração, a bactéria que está no períneo (área entre o ânus e a vagina) chega mais facilmente na uretra, porta de entrada para a infecção”, frisa. O médico acrescenta que as vítimas constantes da doença têm um tipo de mucosa que favorece a aderência da bactéria. “Neste caso, a fragilidade é hereditária e há outras pessoas na família com o mesmo problema. É preciso consultar um médico para evitar as repetições”.

Remédio natural

No Brasil, uma fruta vermelha, pequena e cheia de benefícios e que vem ganhando espaço pois pode servir como remédio natural contra infecção urinária: o cranberry, segundo evidências científicas. As infecções urinárias (ITUs) podem ser extremamente dolorosas e desencadear uma variedade de problemas de bexiga. Se não for tratada, a infecção passa para os rins e causa complicações, incluindo sepse em alguns casos raros.

Embora mais comuns em mulheres, as ITUs também podem afetar homens e crianças. Um novo estudo, os investigadores analisaram 50 ensaios anteriores abrangendo 8.857 participantes no total. Esses ensaios anteriores analisaram como o risco de ITU estava associado a cranberries.

A análise comparou produtos de cranberry com um placebo ou nenhum tratamento para ITU. O resultado determinou que beber cranberries como suco ou tomar cápsulas reduziu o número de ITUs em mulheres com casos recorrentes, em crianças e em pessoas suscetíveis a ITUs após intervenções médicas.

Risco reduzido

Além disso, o risco de desenvolver uma ITU foi reduzido em mais de um quarto nas mulheres com casos recorrentes de infecção, em mais de metade das crianças e em pouco mais de metade das pessoas com probabilidade de contrair ITU após procedimentos médicos.

No estudo, apenas algumas pessoas relataram efeitos colaterais, sendo a dor de estômago a mais comum. No entanto, existem lacunas nos dados: muito poucos ensaios compararam produtos de cranberry diretamente com antibióticos ou probióticos isolados, por exemplo, e estes tratamentos podem ser tão eficazes quanto a fruta.

Limitações da fruta

Nenhum benefício dos cranberries foi demonstrado para adultos mais velhos, mulheres grávidas ou pessoas com problemas de esvaziamento da bexiga, portanto, esta não é uma descoberta que se aplica a todos. No entanto, mostra que, para alguns grupos de pessoas, o risco reduzido é significativo.

Embora muitas mulheres já tenham usado suco de cranberry para evitar infecções do trato urinário, as evidências científicas de sua eficácia não eram conclusivas. De acordo com estudos anteriores , acredita-se que os compostos contidos nos cranberries, chamados proantocianidinas (PACs), ajudam a impedir que a bactéria Escherichia coli se fixe nas células que revestem a bexiga, conferindo às frutas seus benefícios protetores.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES