Um novo estudo conduzido pela Universidade William Paterson, em Nova Jersey, nos Estados Unidos, mostrou que uma verdura muito comum foi considerada a mais saudável do mundo. Já é claro que uma alimentação com baixo valor nutricional, pode ser a origem de uma série de problemas de saúde, como a anemia, o excesso de peso e a fadiga constante.
A solução pode estar na inclusão de verduras e legumes saudáveis na alimentação. E o estudo destaca o poder do agrião, dentre 47 frutas e vegetais analisados. O vegetal foi considerado o mais completo nutricionalmente, por sua riqueza em vitaminas e minerais, fazendo desta verdura um importante aliado na promoção da saúde, de acordo com os pesquisadores dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).
O estudo conduzido por cientistas do CDC, que elegeu os alimentos mais saudáveis do mundo, obteve a pontuação máxima de 100 em uma escala de avaliação do conteúdo nutricional de vegetais e frutas. Os cientistas compararam a concentração de 17 nutrientes essenciais nos alimentos estudados, como a vitamina A e B12, com a quantidade de calorias.
Na lista do CDC, abaixo do agrião, a couve-chinesa, a acelga, as folhas de beterraba e o espinafre também se destacam. Veja os 10 alimentos mais saudáveis:
- Agrião
- Repolho chinês
- Acelga
- Folhas de beterraba
- Espinafre
- Chicória
- Folhas de alface
- Salsinha
- Alface-romana
- Couve
Conheça os benefícios do agrião
A inclusão do agrião na alimentação traz inúmeros benefícios à saúde, devido a sua classificação como superalimento. É especialmente rico em vitamina C, ferro e cálcio. Outros nutrientes que estão em sua composição também chamam atenção, como potássio, fibra, proteína, tiamina, riboflavina, niacina, ácido fólico, zinco e vitaminas A, B6, B12, D, E e K.
Entre as vantagens de incluir o agrião na dieta estão:
- o fortalecimento do sistema ósseo e da visão;
- o controle do diabetes;
- a redução do colesterol;
- a ação antioxidante protegendo as células dos danos dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce.