A diabetes já é uma doença amplamente conhecida pelos brasileiros. Com certeza você conhece algum parente ou amigo que vive com a doença, não é mesmo? Mesmo assim, alguns cuidados considerados básicos não são realizados pelas pessoas, o que resulta em números crescentes de pacientes diagnosticados.
Para se ter uma dimensão em dados, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 1 em cada 11 pessoas no mundo têm diabetes. Já no Brasil, 8,9% da população possui a doença — aproximadamente 13 milhões —, no entanto, desse total, 50% não sabem do diagnóstico.
Essa condição pode resultar no aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em casos mais graves, pode levar à morte. Um dos maiores desafios no combate à diabetes é o diagnóstico, mas a observação atenta do próprio corpo pode auxiliar na detecção precoce da doença.
Sinal nas mãos
Os sinais usuais da diabetes incluem sede excessiva, aumento da frequência urinária, fadiga, visão desfocada e fome constante. Mas um outro sinal também pode apontar a doença: observar as mãos. Isso porque uma sensação de formigamento das mãos pode indicar diabetes e outras doenças.
No caso, além das mãos, o diabetes também pode causar dormência nos pés, nos braços e nas pernas, e pode acometer os nervos em cerca de 25% dos casos. Os casos de formigamento ocorrem 30% por diabetes, 30% por causa desconhecida e 40% por uma variedades de causas.
O que causa esse formigamento?
Quando a doença acomete vários nervos, incluindo os nervos dos pés e das mãos, surge a condição chamada neuropatia. A neuropatia diabética é bastante frequente em pessoas que não fazem o tratamento adequado da diabetes, apresentando altos níveis de açúcar no sangue, que geram danos progressivos nos nervos. Além de formigamento, a neuropatia diabética pode causar outros sintomas, que incluem:
- dormência;
- alteração do tato;
- dores;
- fraqueza nas extremidades;
- redução da capacidade de sentir dor ou mudanças de temperatura;
- sensação de queimação.
Outros sintomas da doença
Diabetes tipo 2:
- Fome frequente;
- Sede constante;
- Vontade de urinar diversas vezes ao dia;
- Perda de peso;
- Fraqueza;
- Fadiga;
- Mudanças de humor;
- Náusea e vômito.
Diabetes tipo 2:
- Fome frequente;
- Sede constante;
- Formigamento nos pés e mãos;
- Vontade de urinar diversas vezes;
- Infecções frequentes na bexiga, rins e pele;
- Feridas que demoram para cicatrizar;
- Visão embaçada.
Prevenção
A melhor forma de prevenir o diabetes tipo 2 e diversas outras doenças é a incorporação de hábitos saudáveis. O incentivo para uma alimentação saudável, balanceada e a prática de atividades físicas devem ser uma prioridade.