Geralmente, o colesterol alto, também conhecido como colesterol ruim (HDL), não apresenta sintomas perceptíveis no dia a dia, mas em casos avançados, a condição pode provocar um sinal revelador: a dor nas pernas. Ela, quase sempre, aparece ao caminhar, que desaparece após alguns minutos de descanso.
Essa doença é em decorrência da Doença Arterial Periférica (DAP) e ocorre quando as artérias que fornecem sangue para as extremidades, geralmente as pernas, tornam-se estreitadas ou obstruídas devido ao acúmulo de placas de gordura, surgindo assim a dor nas pernas ao caminhar, que geralmente desaparece após alguns minutos de descanso.
Embora o colesterol alto por si só não cause a DAP diretamente, ele é um fator de risco importante para o desenvolvimento da aterosclerose, que, por sua vez, pode levar à DAP. Essa dor ao andar é clinicamente conhecida como claudicação intermitente, que tende a afetar ambas as pernas ao mesmo tempo. Não é incomum, entretanto, sentir dor mais intensamente em uma perna do que na outra. A dor pode variar de leve a intensa.
A seguir, conheça os principais sintomas de DAP:
- Fraqueza nas pernas
- Formigamento
- Sensação de frio nas extremidades
- Dor nas pernas durante o exercício
- Desconforto nas pernas e pés
Apesar desses sinais, algumas vezes, a DAP pode ser silenciosa, o que a torna difícil de detectar. Por isso, a maneira mais confiável de determinar os níveis de colesterol é fazer um exame de sangue.
A prevenção e o tratamento da DAP geralmente envolvem:
- Controle do colesterol
- Parar de fumar
- Controle da pressão arterial
- Exercício regular
- Medicação para melhorar o fluxo sanguíneo ou prevenir a formação de coágulos sanguíneos.