Um novo estudo que contou com participação de entidades, como o Instituto de Investigaciones Biomédicas August Pi i Sunyer (IDIBAPS) e a Universitat Oberta de Catalunya (UOC), em Barcelona, na Espanha, apontou o efeito benéfico de carotenóides, encontrado em frutas, legumes e verduras alaranjados, amarelos e verdes.
A pesquisa indica que essa substância não é apenas benéfica para a visão, mas também aliada na redução da gordura nas artérias e na prevenção de problemas cardiovasculares. O foco partiu das cenouras, vegetais que se destacam por sua alta concentração de carotenóides, nutrientes esses que se transformam em vitamina A quando ingeridos.
Dado os resultados, os altos níveis de caroteno no sangue estão relacionados a uma menor presença de aterosclerose. A doença inflamatória se desenvolve com o acúmulo de placas de gordura, colesterol e outras substâncias nas artérias. Com a menor presença de aterosclerose, consequentemente, existe um menor risco de doenças cardiovasculares.
Ainda vale destacar que os carotenóides desempenham funções antioxidantes, auxiliando na saúde da pele, além de possuir propriedades anticancerígenas. A recomendação é que a ingestão diária de vitamina A seja de 800 a 1000 microgramas para mulheres e homens, respectivamente.
Outros alimentos fontes de vitamina A
Além de vegetais como a cenoura, existem outros alimentos que podem contribuir para a manutenção dos níveis de vitamina A no organismo. Entre eles os peixes e ovos se destacam como excelentes fontes dessa vitamina. Não apenas para a obtenção de vitamina A, mas para garantir uma boa saúde de forma geral, é primordial manter uma alimentação balanceada. Uma dieta rica em nutrientes e vitaminas, aliada a práticas de exercícios físicos, é uma receita de sucesso para uma vida mais longa e saudável.