Esses 6 hábitos comuns do dia a dia podem causar insuficiência renal

Atualmente, estima-se que 10% da população tenha algum grau de doença renal

A negligência com órgãos tão vitais pode resultar em doença renal, que pode ser silenciosa e fatal | Reprodução: Internet
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Os rins são órgãos que ajudam nosso corpo a eliminar toxinas e dejetos do metabolismo, como uréia, ácido úrico, e creatinina, por exemplo. Ou seja, os rins filtram as toxinas do corpo e ainda eliminam o excesso de água. Embora seja tão importante e necessário à saúde, estamos sempre negligenciando os cuidados e adotando hábitos que os danificam gradualmente.

A negligência com órgãos tão vitais pode resultar em doença renal, que pode ser silenciosa, mas há casos em que o indivíduo sente alguns sintomas. Os sinais e sintomas mais conhecidos são: hipertensão arterial, urina com sangue, urina com espuma (presença de proteínas na urina), edemas, eliminação de urina muito clara (como água), anemia (palidez, cansaço, dor no peito e sonolência).

Atualmente, estima-se que 10% da população tenha algum grau de doença renal. O número chega a dobrar em pessoas entre 65 e 75 anos. No Brasil, a inflamação crônica dos rins - ou nefrite - ainda é a principal causa de insuficiência renal, seguida do diabetes e da hipertensão arterial (pressão alta). Cálculos renais (pedras nos rins), infecções urinárias de repetição e doenças menos frequentes, como a doença policística dos rins, também podem gerar a insuficiência. 

Ao contrário do que se pensa, muitas dessas doenças podem se manifestar já na infância. Quando os rins já não funcionam adequadamente é preciso fazer a diálise. Se o paciente não conseguir um transplante renal, possivelmente ele terá que fazer tratamento para o resto da vida. Com todas essas informações em mente, conheça 6 hábitos que estão danificando os seus rins sem você perceber:

  • 1 – Consumo excessivo de sal

Elevar a pressão arterial e sobrecarregar o sistema de filtração dos rins são apenas algumas das consequências de uma dieta rica em sódio. Com o tempo, isso pode contribuir para danos nos rins e aumentar o risco de doença renal.

  • 2 – Ignorar infecções urinárias

As infecções do trato urinário (ITUs) não tratadas podem se espalhar para os rins, causando infecções mais graves e possíveis danos renais.

  • 3 – Não cuidar da pressão alta

A hipertensão é uma das principais causas de danos nos rins e, quando descontrolada, pode sobrecarregar os vasos sanguíneos nos rins e prejudicar sua função. Monitoramento regular, modificações no estilo de vida e adesão aos medicamentos prescritos podem prevenir complicações renais.

  • 4  – Consumo excessivo de álcool

O consumo excessivo de álcool pode prejudicar a função renal e levar à doença renal. Isso se dá porque o álcool é um diurético que pode desidratar o corpo e sobrecarregar os rins.

  • 5 – Consumo excessivo de proteína

Consumir quantidades excessivas de proteínas, especialmente de origem animal, pode aumentar a carga de trabalho dos rins e causar estresse renal ao longo do tempo  É aconselhável moderação no consumo de proteínas e consultar um nutricionista para ajudar a determinar os níveis certos com base nas necessidades individuais.

  • 6 Hidratação inadequada

Não beber água suficiente pode sobrecarregar os rins, impedindo sua capacidade de eliminar as toxinas de forma eficaz. A desidratação pode levar à formação de cálculos renais e infecções do trato urinário. É extremamente importante beber uma quantidade adequada de água diariamente, especialmente em dias quentes ou durante atividades físicas.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES