No dias atuais, aproximadamente 2% dos adultos sofrem de esteato-hepatite não alcoólica, no mundo. Essa é uma forma avançada da doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA), que acontece quando há um acúmulo de gordura no fígado, deixando esse órgão com cicatrizes fibróticas e inflamação. Se não houver um tratamento adequado, esse problema pode acarretar outros mais graves, como a cirrose hepática e até doenças cardiovasculares.
Ainda não existe uma medicação para tratar a doença hepática gordurosa não alcoólica, o principal tratamento atualmente é a perda de peso. No entanto, o emagrecimento que as pessoas costumam conseguir, na maioria das vezes, é modesto e não é suficiente para diminuir de forma significativa a gordura do fígado.
No entanto, há um estudo que revela que perder peso de forma mais rápida, por meio da dieta à base de sopas e shakes, que costuma ser usada no tratamento de obesidade e diabetes tipo 2, pode diminuir a gravidade da DHGNA. Participaram do estudo 16 pessoas com obesidade, fibrose hepática moderada a avançada e DHGNA. Entre os participantes, 11 eram do sexo feminino e cinco do sexo feminino.
Pesquisa
O participantes foram submetidos ao programa de perda de peso "sopas e shakes", por um período de 12 semanas. Eles substituíram suas refeições regulares por shakes, sopas e barras especialmente formulados durante 12 semanas. Foram ingeridos quatro produtos diariamente, escolhidos por eles, o que forneceu aproximadamente 880 calorias e todas as vitaminas e minerais essenciais.
Depois do período de 12 semanas, os participantes começaram, de forma gradual, a reintroduzir alimentos regulares em sua dieta, nas 12 semanas seguintes. Além disso, eles também tiveram o apoio de um nutricionista, que foi responsável por mantê-los no caminho certo e motivados durante o estudo de 24 semanas.
Completaram o estudo de 24 semanas, um total de 14 participantes. Eles perderam em média 15% do peso corporal, o que mostra que eles aderiram ao programa de perda de peso. A pesquisa revelou ainda que a perda de peso de forma rápida foi segura para os participantes. Antes, esse tipo de programa de perda de peso não era recomendado para pessoas com DHGNA devido a preocupações sobre a segurança dos pacientes.
A maior parte dos participantes também apresentou melhorias importantes na gordura do fígado e também nos marcadores de inflamação e cicatrização hepática. Além do mais, a pressão arterial sistólica e a hemoglobina glicada também melhoraram significativamente nos participantes que tinham hipertensão e diabetes tipo 2 no início do estudo.