Esta bebida popular é classificada como a mais cancerígena por cientistas

Segundo o Cancer FactFinder, um site da Escola de Saúde Pública de Harvard, ela está associada a vários tipos da doença

câncer colorretal | Reprodução/Internet
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O Cancer FactFinder, um site da Escola de Saúde Pública de Harvard, que oferece informações sobre as causas do câncer, adverte sobre o consumo de uma bebida que está associada a um aumento do risco de vários tipos da doença. De acordo com o site, há um amplo consenso de que o álcool é classificado como um carcinógeno do Grupo 1 pela Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC), o que significa que é cancerígeno para os seres humanos.

O mecanismo do álcool na causa do câncer

Quando consumimos álcool, ele é metabolizado pelo fígado em uma substância química denominada acetaldeído. Este composto é altamente tóxico e carcinogênico. O acetaldeído tem a capacidade de danificar o DNA das células e interferir no seu processo de reparação adequada.

Esse dano pode levar ao desenvolvimento de células cancerosas.

O processo de metabolização do álcool também produz radicais livres, moléculas instáveis que podem causar danos às células do organismo. Esse dano, conhecido como estresse oxidativo, pode contribuir para a formação do câncer ao afetar o DNA e outros componentes celulares essenciais. 

Além disso, o consumo excessivo de álcool pode elevar os níveis de estrogênio no corpo, um hormônio associado ao desenvolvimento de cânceres como o de mama. Elevados níveis de estrogênio podem estimular o crescimento de células cancerosas nos tecidos mamários.

Tipos de câncer associados à bebida

Cabeça e pescoço

Indivíduos que consomem álcool de forma moderada enfrentam um risco 1,8 vezes maior de desenvolver câncer na cavidade oral e faringe, e um risco 1,4 vezes maior de câncer na laringe em comparação com aqueles que não consomem álcool. Por outro lado, os bebedores pesados enfrentam um risco cinco vezes maior de câncer na cavidade oral e faringe, e um risco 2,6 vezes maior de câncer na laringe, segundo o Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos.

Colorretal

O consumo moderado a pesado de álcool está ligado a um aumento de 1,2 a 1,5 vezes no risco de câncer de cólon e reto, em comparação com a abstinência de álcool. Isso ocorre devido à capacidade do álcool de causar inflamação e danos ao revestimento intestinal, contribuindo assim para o desenvolvimento do câncer.

O câncer esofáfico, de mama e de fígado também são tipos da doença que estão associados ao consumo exagerado de bebida alcoólica.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES