Viver mais e com saúde é o desejo de todos. Se a longevidade é o seu objetivo, há uma série de alimentos que podem ajudar a alcançar esse ideal. Um deles, inclusive, já foi citado na Bíblia como um presente valioso. Estamos falando das nozes, uma oleaginosa rica em propriedades nutricionais, que pode ser consumida de várias formas.
As nozes são fontes de gorduras saudáveis, fibras, proteínas e uma série de outros nutrientes essenciais, e são frutos da nogueira. Conhecidas por seu poder de auxiliar em diversas funções vitais do corpo, as nozes têm sido estudadas por seus benefícios à saúde.
Recentemente, um estudo realizado por cientistas da Universidade de Harvard e publicado na revista Nutrients revelou que consumir um punhado de nozes por semana pode aumentar a longevidade e reduzir o risco de morte por doenças cardiovasculares.
O que acontece quando você come nozes regularmente?
De acordo com um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Harvard, consumir cinco ou mais porções de 28 gramas de nozes (equivalente a cerca de 3 a 5 unidades) pode reduzir em 25% o risco de morte por doenças cardiovasculares. Isso ocorre porque as nozes são ricas em gorduras saudáveis, como os ácidos graxos ômega 3 e 9, além de esteróis vegetais, compostos que auxiliam na redução da absorção de colesterol e ácidos biliares.
“Descobrimos que um punhado de nozes por semana pode ajudar a promover a longevidade, especialmente entre pessoas que não têm uma dieta de qualidade. É uma dica prática que pode ser seguida por indivíduos que estão tentando melhorar a própria saúde”, explicou Yanping Li, principal pesquisador do estudo.
Além disso, o estudo revelou que o consumo regular de nozes reduz em 14% o risco de morte por qualquer causa, devido às suas propriedades nutricionais. Essas sementes também desempenham um papel importante na proteção dos neurônios, melhoram a circulação sanguínea, ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue e promovem a sensação de saciedade, o que pode ser vantajoso no controle de peso.
Envelhecimento mais saudável
Ricas em antioxidantes e nutrientes como vitamina E e ômega-3, as nozes ajudam a combater o estresse oxidativo, um fator relacionado ao envelhecimento precoce e à perda cognitiva. Além disso, suas propriedades anti-inflamatórias contribuem para a redução da inflamação crônica, que está associada a diversas condições de saúde, como diabetes e doenças cardiovasculares.