Crescimento anormal e descontrolado de células no cérebro. Assim pode ser caracterizado o tumor cerebral. Esses tumores podem ser benignos (não cancerosos) ou malignos (cancerosos). Seus sinais e sintomas podem variar dependendo da localização, tamanho e tipo do tumor. Mas existe um sintoma pouco conhecido que pode facilmente ser confundido com outras condições de saúde.
Esse sinal é a perda de paladar e/ou olfato, algo que nos últimos anos tem sido associado à covid-19. Embora seja raro, esse problema pode estar associado a tumores cerebrais no lobo frontal.
Outros sintomas de tumor nessa área do cérebro são perda do olfato, dificuldade em falar, concentrar-se ou aprender novas informações.
POR QUE OCORRE A PERDA DE PALADAR?
Pode ocorrer devido ao comprometimento dos nervos cranianos, responsáveis pela função do paladar. Os tumores cerebrais podem exercer pressão sobre esses nervos ou interferir nas vias neurais responsáveis pelo processamento dos sinais gustativos.
É importante observar que a perda de paladar nem sempre é indicativa de um tumor cerebral. No entanto, qualquer alteração significativa no paladar deve ser avaliada por um profissional de saúde para determinar a causa e o tratamento, se for o caso.
OUTROS SINAIS DE TUMOR CEREBRAL
De acordo com o A.C Camargo Cancer Center, os sintomas de câncer de cérebro variam de pessoa para pessoa e dependem da área do cérebro afetada. Os sintomas podem incluir:
- Dores de cabeça persistentes e graves
- Mudanças na visão, audição ou outros sentidos
- Dificuldades de equilíbrio e coordenação
- Alterações de personalidade ou comportamento
- Convulsões
- Problemas de memória e concentração
- Alterações no pulso ou frequência respiratória
COMO PREVENIR?
Infelizmente, ainda não há uma maneira conhecida de prevenir o surgimento do tumor cerebral. Porém, é possível reduzir os fatores de risco, como o tabagismo, o consumo excessivo de álcool e a exposição prolongada a produtos químicos tóxicos.