Este tipo de alimento faz aumentar em 29% o risco de câncer de intestino

A pesquisa analisou dados de 206.000 participantes, sendo 159.907 mulheres e 46.341 homens

Câncer colorretal | Reprodução/Internet
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Um estudo da Universidade Tufts revelou que o alto consumo de alimentos ultraprocessados está ligado a um aumento de 29% no risco de câncer colorretal em homens que ingerem mais de nove porções por dia, em comparação com aqueles que consomem menos. Essa associação não foi observada em mulheres. A pesquisa analisou dados de 206.000 participantes, sendo 159.907 mulheres e 46.341 homens, em três estudos realizados ao longo de mais de 25 anos.

Cada participante recebeu um questionário de frequência alimentar a cada quatro anos, onde eram questionados sobre a frequência de consumo de aproximadamente 130 alimentos. Dos 206.000 participantes, a equipe de pesquisa registrou 1.294 casos de câncer colorretal entre homens e 1.922 casos entre mulheres.

O perigo está na carne

A equipe constatou que a associação mais significativa entre câncer colorretal e alimentos ultraprocessados entre os homens está relacionada ao consumo de carne, aves e produtos prontos à base de peixe.

“As carnes processadas, a maioria das quais se enquadram na categoria de alimentos ultraprocessados, são um forte fator de risco para o câncer colorretal. Alimentos ultraprocessados também são ricos em açúcares adicionados e pobres em fibras, o que contribui para o ganho de peso e a obesidade, e a obesidade é um fator de risco estabelecido para o câncer colorretal”, explicou Lu Wang, principal autora do estudo.

“Esses produtos incluem algumas carnes processadas como salsichas, bacon, presunto e bolinhos de peixe. Isso é consistente com nossa hipótese”, disse Wang. A equipe também identificou que o consumo elevado de bebidas açucaradas, como refrigerantes, bebidas à base de frutas e bebidas lácteas adoçadas, está relacionado a um maior risco de câncer de intestino em homens.

No entanto, nem todos os alimentos ultraprocessados apresentam o mesmo nível de risco em relação ao câncer colorretal. “Encontramos uma associação inversa entre laticínios ultraprocessados, como iogurte, e o risco de câncer colorretal entre as mulheres”, disse a coautora do estudo e epidemiologista de câncer, Fang Fang Zhang.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES