De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 1 bilhão de pessoas em todo o mundo apresentam alguma forma de deficiência visual, seja para perto ou para longe, que poderia ter sido evitada ou ainda não foi tratada. Além das cenouras, que são conhecidas por serem benéficas para a saúde dos olhos, outros alimentos também desempenham um papel crucial na prevenção de doenças e na melhoria da visão.
Cenoura. A deficiência de vitamina A no corpo pode resultar no envelhecimento do cristalino, a lente natural dos olhos. A cenoura é conhecida por ser um dos alimentos mais ricos em vitamina A e uma fonte importante de carotenoides, nutrientes essenciais na prevenção de degenerações na mácula e distrofias da retina.
Linhaça. Essas sementes pequenas são ricas em ácidos graxos ômega-3, os quais não são produzidos naturalmente pelo nosso corpo. Esses ácidos desempenham papéis essenciais no desenvolvimento e funcionamento tanto do cérebro quanto da retina. Além disso, os ácidos graxos ômega-3 ajudam a reduzir a secura e a descamação da pele, combatendo a síndrome do olho seco.
Mamão. Esta fruta é uma excelente fonte de carotenoides, nutrientes que desempenham um papel importante na saúde dos olhos, especialmente na prevenção da cegueira noturna, que dificulta a visão em ambientes com pouca luz. Além disso, o mamão também exerce efeitos benéficos na prevenção da progressão acelerada da catarata.
Ovos. O consumo de ovos é recomendado devido à sua riqueza em luteína e zeaxantina, antioxidantes que auxiliam na redução do risco de degeneração macular e catarata. A gema do ovo é especialmente rica em zinco, um nutriente que potencializa o efeito antioxidante do alimento e ajuda a prevenir problemas oculares relacionados ao envelhecimento.
Carnes. Salmão, atum e sardinha são fontes ricas de ômega-3, que auxiliam na proteção contra a formação de radicais livres prejudiciais aos olhos, diminuindo o risco de degeneração ocular. Por outro lado, a carne de fígado é uma excelente fonte de vitamina A, que retarda o processo de envelhecimento do cristalino.
Azeite de oliva. O azeite de oliva é uma fonte de vitamina E, que exibe propriedades antioxidantes, reduzindo os riscos de doenças cardíacas. É recomendado optar pelo consumo de azeites virgens e extra virgens, pois são menos processados e conservam mais polifenóis, outro antioxidante que, quando combinado com a vitamina E e o ômega-3 (também encontrado no azeite), ajuda a combater a degeneração macular.