Estes 6 sinais de alerta nas pernas podem indicar colesterol alto

O colesterol alto pode limitar o fluxo de sangue, aumentando o risco de ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral

Imagem ilustrativa de pernas que apresentam sinais de colesterol alto | Reprodução/Internet
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Colesterol alto é um vilão na vida de muitas pessoas. Embora a condição não cause inicialmente problemas, com o tempo o risco de complicações graves de saúde podem aumentar - incluindo ataques cardíacos e derrames. E o que muitos não sabem, é que alguns sinais podem aparecer nas pernas. 

Um desses sinais é o início de uma condição conhecida como doença arterial periférica (DAP). A doença arterial periférica (DAP) é uma condição comum em que os depósitos de gordura nas artérias restringem o fluxo sanguíneo para os músculos das pernas.

SINTOMAS DA DAP

Os sintomas da DAP geralmente se desenvolvem lentamente, ao longo do tempo. Se eles se desenvolverem rapidamente ou piorarem repentinamente, pode ser um sinal de um problema sério que requer tratamento imediato. Embora essa doença nem sempre apresente sintomas, pode sim causar sinais visíveis nas pernas. 

6 SINAIS DE COLESTEROL ALTO QUE APARECEM NAS PERNAS

1- Claudicação intermitente: este é o sintoma mais comum da DAP. Envolve dor, cãibras ou fadiga nas pernas ao caminhar ou se exercitar, devido à diminuição do fluxo sanguíneo devido ao estreitamento das artérias.

2- Dor em repouso: em estágios avançados da DAP, a dor nas pernas pode ocorrer mesmo quando a pessoa está em repouso, devido à insuficiência de fluxo sanguíneo.

3- Pele pálida ou azulada (cianose): a falta de oxigênio no sangue devido à redução do fluxo sanguíneo pode levar a uma coloração pálida ou azulada na pele das pernas.

4- Pele fria ao toque: o fluxo sanguíneo reduzido pode resultar em uma sensação de frio nas pernas, especialmente nas extremidades.

5- Diminuição do crescimento do cabelo nas pernas e pés: A redução do fluxo sanguíneo pode afetar o crescimento do cabelo nas pernas e nos pés.

6- Úlceras ou feridas que não cicatrizam adequadamente: a falta de suprimento sanguíneo adequado pode retardar o processo de cicatrização, levando ao desenvolvimento de úlceras ou feridas nas pernas que têm dificuldade em cicatrizar.

COMO TRATAR O COLESTEROL

Para diminuir o colesterol ruim:

– praticar exercícios físicos;

– ter uma alimentação saudável;

– consultar um médico para avaliação, pois pode ser necessário tomar medicamentos para normalizar os níveis de colesterol LDL.

Para aumentar o colesterol bom:

– praticar exercícios físicos de alta intensidade;

– aumentar o consumo de abacate, nozes, soja, aveia, frutas e legumes;

– perder peso, se estiver acima do peso ideal, especialmente se tiver muita gordura abdominal.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES