Estes alimentos comuns são nocivos para a saúde do seu coração; evite

Os ultraprocessados lideram a lista de alimentos que devemos evitar para reduzir o risco de doenças cardiovasculares e até câncer

Estes alimentos comuns são nocivos para a saúde do seu coração | Reprodução/Internet
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O coração é o músculo mais importante do corpo. A cada batida ele fornece alimento e oxigênio às células. Um coração saudável é a chave para um corpo saudável, e seu coração precisa, além de exercícios, uma boa alimentação para mantê-lo em forma. No entanto, é importante escolher bem quais são as opções ideais para incluir no cardápio.  

Segundo a nutricionista Thaiz Brito, em entrevista ao Metrópoles, os ultraprocessados lideram a lista de alimentos que devemos evitar para reduzir o risco de doenças cardiovasculares e até câncer.  

EVITE

Alimentos como bacon, salame, linguiça, salsicha e embutidos, por exemplo, são ricos em nitrito, nitrato e possuem alto teor de sódio, o que pode elevar a pressão arterial. Produtos com alto teor de gordura, como toucinho e torresmo, também aumentam o risco de entupimento das artérias e má circulação sanguínea.

Bolos e pão branco têm um alto índice glicêmico e são pobres em nutrientes e fibras. O consumo excessivo desses alimentos pode elevar os níveis de açúcar no sangue e causar resistência à insulina, aumentando o risco de obesidade.

Em relação aos alimentos fritos, Thaiz Brito ressalta que eles são ricos em gorduras saturadas, o que está associado a um risco maior de doenças cardiovasculares, como o infarto.

O QUE FAZ BEM AO CORAÇÃO?

1- Salmão: é rico em ácidos gordos ómega-3, que evitam a formação das placas que obstruem as artérias, reduzem o colesterol e combatem os triglicéridos, sendo por isso um alimento com uma alta proteção cardiovascular. 

2- Linhaça: é considerada um alimento funcional. Isto significa que, além de seus nutrientes básicos, contém elementos que podem diminuir o risco de algumas doenças através do aumento da defesa orgânica e redução do ritmo de envelhecimento celular.

3- Maçã: rica em pectina, uma fibra solúvel que reduz a glicemia (níveis de açúcar no sangue), impede a absorção de gorduras e elimina o colesterol.  

4- Leguminosas: as lentilhas, o grão e o feijão contêm fibras e ácidos gordos ómega-3 e cálcio e são muito saciantes. Inclua leguminosas nas suas sopas ou em saladas.

5- Vinho tinto: o resveratrol é uma substância encontrada na casca das uvas, com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Os principais benefícios são a redução do colesterol LDL (o “mau colesterol”) e aumento do HDL (o “bom colesterol”), sendo, desta forma, considerado como uma substância com um papel protetor a nível cardiovascular.  

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES