O colesterol é uma gordura necessária para o organismo exercer algumas funções como a produção de determinados hormônios, mas é preciso ingeri-lo de forma equilibrada para manter as taxas regulares. Ele passa a ser um problema quando existe o excesso da partícula LDL–colesterol (conhecida popularmente como colesterol ruim) no organismo e do tipo de gordura ingerida.
Como se manter longe
Segundo o Ministério da Saúde, para se manter longe desse colesterol, o ideal é ter uma alimentação saudável, baseada em alimentos in natura ou minimamente processados, sem excessos de gorduras saturadas (originadas da gordura de produtos animais) e evitar o consumo de alimentos ultraprocessados.
"Um hábito alimentar com consumo alto de carnes vermelhas, gorduras saturadas e alimentos ultraprocessados, aliado ao baixo consumo de frutas e hortaliças, favorece a hipercolesterolemia e aumenta o risco das doenças cardiovasculares", explica Ana Luisa Souza de Paiva Moura, da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde.
"Se o padrão alimentar for equilibrado, a pessoa pode ter uma vida saudável e manter o colesterol em concentrações adequadas", completa. A profissional deixa claro que o problema não está restrito a apenas uma faixa etária. "Pessoas de qualquer idade, até mesmo crianças, podem ter colesterol alto. Isso pode se dar por questões genéticas, mas em grande parte está ligado à inatividade física e à má alimentação", ressalta a analista.
Dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) mostram que aproximadamente 40% de pessoas adultas no Brasil possuem colesterol alto. Já a pesquisa Vigitel do Ministério da Saúde mostrou que 22% das pessoas ouvidas possuem dislipidemia (elevação de colesterol e gorduras no sangue).
Como prevenir
Ana Luisa afirma que a melhor forma de evitar taxas de colesterol desreguladas é adotar um estilo de vida saudável. “Existem outros fatores de risco, como o tabagismo e o consumo em excesso de bebidas alcoólicas. A melhor maneira de prevenir é manter hábitos alimentares saudáveis, fazer atividade física regular e identificar os fatores de risco, e, neste caso, o acompanhamento de profissionais de saúde é importante", finaliza Ana Luisa.
5 Dicas para evitar o colesterol alto, segundo o Ministério da Saúde:
1. Atividade física
2. Evite a gordura
3. Alimentação saudável
4. Pare de fumar
5. Procure um médico